Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Faunus contra caça ilegal

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Polícia Federal inicia Operação Faunus contra caça ilegal


 A Polícia Federal cumpriu, no último sábado (17/12), mandado de busca expedido pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ), na Área de Proteção Ambiental federal do Tinguá (Nova Iguaçu/RJ), em repressão à caça comercial clandestina de animais silvestres na região.

Os policiais localizaram, no interior da floresta, um “bunker” estruturado para abrigar caçadores armados, que atuavam posicionados em plataformas elevadas acima da mata, com iscas espalhadas pelas áreas abaixo para atrair pacas, antas, cutias, tatus, onças e outros mamíferos de maior porte.

A base clandestina contava com suporte de sofisticada estrutura logística destinada a atingir maior quantidade de animais, rede de monitoramento em vídeo formada por mais de 20 câmeras dispostas em locais de interesse e pontos ocultos de observação que permitem disparos mais eficientes e comunicação por rádio VHF.

No imóvel principal, havia munição, armadilhas aptas a disparar cartuchos de arma de fogo, trajes de camuflagem, petrechos de caça e armas longas.

O complexo foi abandonado pouco antes da chegada da Polícia Federal.

O material encontrado foi apreendido, será periciado e as investigações prosseguem com objetivo de identificar e prender os envolvidos, caçadores, intermediários e receptadores de carnes, peles e demais produtos decorrentes dos crimes ambientais cometidos.

O nome da operação está associado ao mito romano de Fauno, protetor de rebanhos e animais do campo.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.