Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate fraude em registros de CAC

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Polícia Federal combate fraude em registros de CAC


 A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (25/1), a Operação Ilídimo com o fim de coibir a obtenção fraudulenta de certificado de registro (CR) para possuir a condição de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC), visando a posterior aquisição de armas de fogo e munição. Policiais federais cumprem dois mandados judiciais de busca e apreensão, na cidade de Barra do Garças (MT).

Após compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, constatou-se a existência de diversos documentos falsos que estariam sendo utilizados por indivíduos em processos de requerimento de Certificado de Registro, por meio do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).

Em regra, os documentos falsos eram utilizados para burlar a fiscalização, visando conceder o registro de CAC a pessoas que não possuíam requisitos para obtenção de armas de fogo, levando o Exército a erro. Pessoas com extensas fichas criminais (passagens por roubo, furto, associação criminosa, tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo) tentaram adquirir armas de fogo utilizando-se desses documentos falsos.

As buscas e apreensões de hoje visam apreender computadores, celulares, armas de fogo, munição e documentos relacionados aos fatos investigados, a fim de robustecer a confirmação das fraudes perpetradas pelos envolvidos, bem como identificar outros indivíduos que possam ter envolvimento com os fatos.

Os crimes sob apuração são os de falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.

A concessão de Certificado de Registro (CAC) e posterior aquisição de armas de fogo e munição depende de apresentação de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, bem como declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.