Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Arame Liso no combate a estelionato na modalidade “golpe da fiança “

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Polícia Federal inicia Operação Arame Liso no combate a estelionato na modalidade “golpe da fiança “


 A Polícia Federal iniciou nessa quarta-feira (15/2), nas proximidades de Fortaleza, a Operação Arame Liso com o objetivo de cessar atividades de organização criminosa dedicada ao cometimento de crimes de estelionato, na modalidade “golpe da falsa fiança”..

Foo cumprido um mandado de prisão e cinco mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte (CE), em desfavor de um homem natural de Maranguape (CE). Contra o cearense ainda havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Distrito Federal, cumprido também durante a operação.

O principal suspeito preso na operação se identificava, às vezes, como juiz, promotor, delegado ou corregedor, por telefone e, com uso de técnicas de engenharia social, obtinha informações sensíveis sobre prisões, apreensões e nomes de pessoas vulneráveis, para aplicar golpes em dezenas de vítimas em todo o território nacional.

O preso pode responder pelos crimes de estelionato, na modalidade fraude eletrônica, estelionato contra idoso e vulnerável, utilização indevida de símbolos da administração pública, todos do Código Penal, além de formação de organização criminosa.

Após os procedimentos legais, o preso será conduzido ao sistema penitenciário estadual, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal do Estado do Ceará.

As apurações continuam com a análise do material apreendido, entre os quais há diversos cartões de crédito em nome de terceiros, e o prosseguimento na identificação do envolvimento de outras pessoas que apoiavam o preso no cometimento dos golpes.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.