Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para repressão à lavagem de capitais

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Polícia Federal inicia operação para repressão à lavagem de capitais


 A Polícia Federal inicia, na manhã desta terça-feira (14/2), a Operação Templo Alto para reprimir crimes relacionados à lavagem de capitais por investigados na Operação Lamanai.

Policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul (RS) e executam ordens judiciais para o bloqueio de ativos financeiros e de sequestro de crédito, expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre.

As investigações iniciaram-se a partir da análise de informações obtidas no âmbito da Operação Lamanai e identificaram que os suspeitos, por meio de compra de uma propriedade rural no município de São Marcos (RS), negociada por R$ 2 milhões, estariam dissimulando a origem ilícita dos recursos, que teriam fonte nas atividades criminosas praticadas pelo grupo.

A Operação Lamanai foi realizada em outubro de 2019, para apurar crimes financeiros, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro. O esquema desarticulado pela Polícia Federal prometia rendimentos muito acima dos valores de mercado, obtidos a partir de investimentos em criptomoedas e no mercado cambial, o chamado “Forex”. As investigações demostraram que o dinheiro dos investidores foi utilizado na aquisição de imóveis e, também, enviado para o exterior.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.