Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Durante operações, Polícia Civil prende criminosos nos municípios maranhenses

quarta-feira, 22 de março de 2023

Durante operações, Polícia Civil prende criminosos nos municípios maranhenses


 Durante cinco dias de ações, a força-tarefa da Polícia Civil do Maranhão prendeu 75 pessoas nos municípios maranhenses. Os policiais civis envolvidos nas operações integram a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e as delegacias regionais. Além disso, houve o apoio de profissionais do Centro Tático Aéreo (CTA) e da Polícia Militar. As prisões estavam diretamente ligadas aos crimes de roubo, homicídio e tráfico de drogas em diversos municípios maranhenses.

Segundo informações do delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, entre os dias 13 e 17 de março, 75 pessoas foram presas durante ações de combate à criminalidade em cidades do interior do Estado do Maranhão. Além das prisões, as ações policiais ainda resultaram nas apreensões de motocicletas, carros, dinheiro, drogas e armas de fogo nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Bom Jesus das Selvas, Apicum-Açu, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Araguanã e Tutoia.

“Uma das operações foi deflagrada na terça-feira (14), onde conseguiram localizar e destruir cerca de cinco roças de maconha com mais de 300 mil pés de entorpecentes no município de Jenipapo dos Vieiras. Na quarta-feira (15), os policiais saíram às ruas da cidade de Bom Jesus das Selvas no intuito de cumprir mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a pessoas investigadas pelos crimes de organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Nesta ação, mais pessoas foram presas”, afirma o delegado Jair Paiva.

O delegado-geral informou ainda que, na quarta-feira (15), uma força-tarefa foi realizada na cidade de Apicum-Açu, visando repreender a atuação de facções criminosas cujos integrantes são suspeitos da prática dos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e organização criminosa. 

A ação, batizada de Operação Apicum Mais Segura, foi realizada, de forma integrada, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar do Maranhão. A operação conseguiu prender cinco pessoas, além de apreender mais de 25 mil reais em espécie, uma pistola calibre .380, uma submetralhadora artesanal, munição, drogas, balança de precisão, aparelhos de celular e outros objetos.

Em prosseguimento às operações, na quinta-feira (16), sete pessoas foram presas durante a Operação Cessna, tendo como objetivo neutralizar integrantes de uma associação criminosa atuante na aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. 

A ação que era comandada pela Polícia Civil do Piauí e do Maranhão, além disso, contou com apoio de grupos especiais e de delegacias regionais da PC-MA, que cumpriram mandados de busca e apreensão e mandados de prisão nas cidades de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã.

Outra ação que merece destaque aconteceu na cidade de Tutoia, na última sexta-feira (17), quando a Polícia Civil do Maranhão apreendeu 24 tabletes de maconha, 17 unidades de crack, duas bate-buchas e um revólver calibre .38, carregado com cinco projéteis. Na ocasião, um suspeito foi preso e um adolescente apreendido.

O delegado-geral Jair Paiva destacou que, das 75 prisões realizadas nos últimos cinco dias, aconteceram 14 prisões na regional de Cururupu, 11 prisões na regional de Buriticupu, 10 prisões na regional de Zé Doca e sete prisões na regional de Santa Inês. 

Os números são reflexos de que a Polícia Civil e todas as forças de segurança pública vêm atuando incansavelmente com o objetivo de reduzir o índice da criminalidade no Estado.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.