Policiais federais e do Cope iniciaram, esta semana, a Operação Lago Seguro, visando o fechamento dos portos clandestinos utilizados por contrabandistas e traficantes nas margens do Kago de Itaipu.
Desde segunda-feira (6/3), os policiais, com apoio de tratores e retroescavadeiras, estão fechando os pontos de apoio nas margens do lago, que são utilizados para o descarregamento de mercadorias e ilícitos, e inviabilizando os acessos vicinais que permitem a internalização de produtos ilegais em território brasileiro.
A operação foi realizada após diversas apreensões realizadas na região de Santa Helena (PR) e o mapeamento dos pontos de apoio utilizados pelas quadrilhas que realizam a travessia irregular com mercadorias e produtos proibidos.
A destruição de portos clandestinos, além de dificultar as ações de traficantes e contrabandistas, também auxiliam na preservação do meio ambiente e na recuperação das área degradadas. A instalação de portos clandestinos provoca desmatamentos das matas ciliares, produção de lixo e contaminação do solo.
A operação Lago Seguro é uma das estratégias adotadas pelas forças de segurança que atuam na região da tríplice fronteira, dificultando as ocorrências dos crimes transnacionais e trazendo maior segurança para a população dos municípios lindeiros.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.