Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Itinga do Maranhão, MP-MA recomenda prestação de informações sobre a administração a todos os requerentes

terça-feira, 11 de abril de 2023

Em Itinga do Maranhão, MP-MA recomenda prestação de informações sobre a administração a todos os requerentes


 O Ministério Público do Estado do Maranhão expediu, na última terça-feira (4), uma Recomendação ao prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio Araújo Oliveira, para a prestação de informações sobre a administração pública a quem solicitar, cidadão ou instituição. A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira.

Em novembro de 2022, as vereadoras Gardênia Valmaria Gomes de Sousa e Tânia Fernandes Silva informaram ao MP-MA que o prefeito se recusou a dar informações sobre a administração de Itinga do Maranhão.

Questionado pela Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, por meio de requisição ministerial, o gestor alegou que compete apenas ao presidente da Câmara de Vereadores requerer demandas do Executivo Municipal, e não às referidas parlamentares.

Desse modo, Lúcio Flávio desconsiderou termos do Art. 5º, da Constituição Federal, os quais dispõem que o parlamentar, na condição de cidadão, pode exercer plenamente seu direito fundamental de acesso a informações de interesse pessoal ou coletivo.

Em caso de continuidade no desrespeito ao princípio da publicidade, o chefe do Executivo Municipal poderá sofrer medidas judiciais ou extrajudiciais.

(Informações do MP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.