Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Indigno contra lavagem de dinheiro no Distrito Federal

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Polícia Federal inicia Operação Indigno contra lavagem de dinheiro no Distrito Federal


 A Polícia Federal iniciou, nessa terça-feira (23/5), a Operação Indigno com o objetivo de investigar a prática de lavagem de dinheiro e condutas correlatas. Foram mobilizados 18 policiais federais para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços localizados no Distrito Federal.

Inicialmente, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão. Porém, antes da realização da operação, confirmou-se a inexistência física das empresas, o que levou ao cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas físicas.

Aponta-se para indicativos de constituição de diversas empresas-fantasmas, sem qualquer comprovação de atividade, sendo utilizadas, tão somente, para receber recursos de origens duvidosas e em montantes incompatíveis com os rendimentos declarados. A soma dos valores movimentados pode ultrapassar R$ 15 milhões.

Diversas foram as movimentações financeiras de valores significativos, incompatíveis com a capacidade financeira dos investigados, bem como diversas contas bancárias foram abertas em pouco tempo, inclusive, com solicitação de recebimento de recursos por meio de câmbio (ingresso do exterior) sem justificativa da origem dos recursos.

O nome da operação, Indigno, faz alusão ao antônimo do nome de uma das empresas investigadas.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.