Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

sábado, 6 de maio de 2023

Polícia Federal intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami


 A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, no âmbito da Operação Libertação, destruiu, na última quinta-feira (4/5), três aeronaves que dariam suporte a criminosos na Terra Indígena Yanomami (TIY), durante ação de fiscalização em pistas clandestinas localizadas em regiões próximas à reserva, no Estado de Roraima. Também foram destruídos combustíveis e uma oficina clandestina, localizada na mata, que realizaria manutenção de aeronaves de garimpo.

Ao longo desta semana, a PF destruiu acampamentos, combustíveis e maquinário encontrados na TIY, em locais que ainda possuem garimpos em atividade, além de ter realizado diligências relacionadas aos conflitos entre indígenas e invasores, noticiados nos últimos dias.

As ações contaram com apoio da FAB e também utilizaram um helicóptero da PF, que, agora, opera na região e integra os reforços recebidos para a continuidade das ações da Operação Libertação.

Levantamentos da PF, do mês de abril deste ano, mostram uma redução de 96,6% nos alertas originados de imagens de satélite que acompanham as atividades de garimpo ilegal na TIY, em comparação com igual período do ano passado. Em abril de 2022, foram registrados 444 alertas e, neste ano de 2023, apenas 18.

Além das atividades ostensivas de combate à criminalidade na TIY, a PF atua na condução de mais de 70 procedimentos investigativos que apuram o envolvimento de centenas de suspeitos com a cadeia produtiva criminosa que opera na região, inclusive de integrantes de facções e de grandes grupos econômicos, tendo sido desencadeadas, nos primeiros meses de 2023, seis grandes operações contra o financiamento do garimpo ilegal, em que foram bloqueados ou apreendidos mais de R$ 138 milhões, visando descapitalizar os grupos criminosos.

As ações de combate ao crime na Terra Indígena Yanomami serão permanentes e ajustadas conforme a dinâmica dos ilícitos que forem identificados na região, com o objetivo de assegurar a preservação do meio ambiente e a segurança dos respectivos povos originários contra a atuação do decrescente número de criminosos que ainda atuam na área.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.