Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Apáti na zona oeste do Rio de Janeiro

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Polícia Federal inicia Operação Apáti na zona oeste do Rio de Janeiro


 Nessa quinta feira (1º/6), a Polícia Federal iniciou a Operação Apáti com o objetivo de desarticular esquema criminoso voltado para a prática de fraudes bancárias eletrônicas.

As investigações indicaram a realização de fraudes por meio de acessos indevidos em contas da Caixa Econômica Federal (CEF), que teriam sido hackeadas pelos criminosos com o intuito de desviar valores para contas de laranjas e pessoas jurídicas fictícias. As fraudes cometidas produziram um prejuízo aproximado de R$ 630 mil à CEF.

Na ação de ontem, policiais federais da Força-Tarefa da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, no Bairro do Recreio dos Bandeirantes, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro.

O cumprimento do mandado resultou na apreensão de celulares e um “notebook”, visando a arrecadação de bens obtidos por meio da prática criminosa, bem como outros meios de prova em poder dos investigados.

A apuração dos fatos criminosos foi iniciada com base em informações fornecidas pelo Núcleo de Repressão à Fraudes Bancárias da Diretoria de Combate aos Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF).

O nome da operação faz referência à expressão grega "apáti", que significa fraude.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.