Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: junho 2012

sábado, 30 de junho de 2012

Chico Viana sofre infarto e é internado às pressas no UDI Hospital

Vereador Chico Viana sofreu terceiro infarto (Foto: Douglas Junior/O Estado)O vereador Francisco Viana (PSDB) foi internado na manhã deste sábado (30), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do UDI Hospital, após sofrer um infarto. 

Segundo informações de familiares seus, o parlamentar municipal está sedeado e apresenta um quadro estável.
Viana sentiu-se mal pela madrugada, mas só deu entrada no hospital por volta das 8h, levado por um de seus filhos, quando foi confirmado o problema. 

Este foi o terceiro infarto sofrido pelo vereador, que também já possui duas pontes de safena e um stent no coração.

Cardiologista, ele já havia marcado para a próxima quarta-feira (4/7) uma viagem para São Paulo, onde seria colocado mais um stent em seu coração e um marcapasso. Apesar do problema vivido neste sábado, os familiares e os médicos que lhe assistem confirmaram a viagem para a capital paulista.

Policial civil é baleado em ônibus na BR-226

Um policial civil foi baleado em um ônibus de viagem na BR-226, entre as cidades de Grajaú e Barra do Corda, no Maranhão, por volta de 1h30 de sábado (30). Ele levou um tiro na perna de um dos integrantes de um bando que teria armado uma emboscada na pista e invadido o veículo.

Segundo o motorista, ele dirigia pela BR-226 quando avistou toras de madeira no meio da pista, bloqueando parcialmente a passagem. Quando tentava desviar do obstáculo, um homem encapuzado e armado com uma espingarda "bate-bucha" teria abordado o veículo, obrigando-o a parar.

O suspeito teria invadido o veículo acompanhado de outros dois homens, que surgiram às margens da rodovia. Eles começaram a roubar os pertences dos passageiros e encontraram o policial dormindo nas últimas poltronas do veículo, momento em que tomaram a pistola .40 e três pentes carregados de munição, atirando na perna esquerda da vítima em seguida.

Ainda, o bando teria espancado outros passageiros e dado caronhadas na cabeça do motorista, que seguiu viagem rumo à delegacia mais próxima logo depois que os homens deixaram o veículo, onde onde passageiros e o motorista prestaram depoimento sobre o caso. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram socorro à vítima.

Na região onde foi registrado o assalto, não há postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e nenhum outro tipo de fiscalização. Até o momento, não tem informações sobre o ocorrido.

Irmão de Mução seria o autor dos crimes de pedofilia, diz Polícia Federal

Nilson Antunes e Kilma Caminha - delegados da Polícia Federal (Foto: Roberta Rêgo / G1)
Delegados Nilson Antunes e Kilma Caminha
O irmão do radialista Rodrigo Vieira Emereciano, mais conhecido como Mução, está sendo apontado pela Polícia Federal (PF) como responsável pelos crimes de pedofilia pelos quais o humorista havia sido acusado e preso, na última quinta-feira (28), em Fortaleza. A informação foi repassada pela PF em coletiva de imprensa, na noite desta sexta-feira (29), no Recife, para explicar a reviravolta sofrida pela investigação do grupo desbaratado na operação Dirty Net, deflagrada em 11 estados e no Distrito Federal.

"Ele [Mução] se mostrou surpreso com a investigação e levantou a hipótese de que poderia ser uma pessoa muito próxima, que tem acesso à casa e às senhas. Intimamos o irmão, que se apresentou com o advogado. Ele é engenheiro da computação e tem conhecimento aprofundado de informática. Era responsável pelo parque tecnológico da empresa, instalava softwares, tinha pleno acesso aos computadores do irmão e de outras pessoas da empresa", detalha o delegado Nilson Antunes.

Antunes disse também que a PF identificou o irmão como suspeito pelos crimes na metade do dia. "Ele [o irmão] se entregou porque a polícia chegou a ele. O investigado recebeu essa notíca enquanto estava sendo reinterrogado. Ficou muito emocionado, chegando às lágrimas", lembra.

De acordo com a Polícia Federal, comprovaram-se acessos feitos de várias residências e do escritório de Mução. "Se ele tivesse uma sombra que trabalhasse com ele, morasse com ele e usasse os dados cadastrais dele, poderia ser inocentado. Infelizmente, parece ser o caso. É uma verdadeira tragédia familiar", conta a delegada Kilma Caminha. "O rapaz não sabe por que costuma fazer isso com o irmão, não soube explicar o motivo", completa.

Outras contas que não seriam do investigado, mas pertenceriam a outras pessoas, estão sendo analisadas. "Estamos diligenciando para conseguir outros dados que confirmem a versão dele [Mução]", afirma o delegado.

Como o inquérito envolve crianças e adolescentes, corre em segredo de Justiça. O irmão de Mução, que tem 23 anos e cuja ficha criminal não contava com nenhuma ocorrência ligada a pedofilia, segundo a PF, não foi preso porque não houve flagrante e porque confessou. O rapaz deve ser indiciado pelo artigo 241B do Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo crime é disponibilizar arquivos contendo imagens de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. A pena prevista é de 4 a 10 anos de reclusão.

Por volta das 20h desta sexta-feira (29), os advogados Valdir Xavier e Bruno Coelho da Silveira, que representam o radialista, chegaram à sede da PF em Pernambuco para entregar aos investigadores um mandado expedido pela 13ª vara da Justiça Federal em Pernambuco, revogando o pedido de prisão que mantinha o humorista detido. Eles deixaram o local, acompanhados de Mução, por volta das 21h, para fazer os exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal. "Achamos que seria temerário demais mandar para o presídio uma pessoa sobre a qual paira uma dúvida sobre sua inocência", disse o delegado Nilson Antunes.

“Deixamos claro desde os primeiros momentos que não houve envolvimento de Rodrigo e que havia confiança irrestrita na Justiça e nas investigações da Polícia Federal", assegurou o advogado Valdir Xavier, que acompanha o caso desde Fortaleza (CE), onde aconteceu a prisão. O outro advogado é pernambucano e está dando apoio na defesa do radialista. Mução chegou ao Recife por volta das 8h40 desta sexta. Ele depôs durante a manhã, houve um intervalo no horário do almoço e o depoimento continuou até a noite.
O humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. Ele morava no Recife até se mudar para Fortaleza, onde estaria há cerca de três meses.

De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirmou, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (28).

As investigações da Operação Dirty-Net, que foi realizada em 11 estados e no Distrito Federal, começaram há cerca de seis meses. No total, 18 pessoas foram detidas. Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital) e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).

As informações são do G1 de Pernambuco.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CBF inclui Treze na Série C; competição terá 21 clubes

A Conferação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira (29), em seu portal, a inclusão do Treze (PB), no grupo B da Série C 2012.

O clube paraibano foi benficiado por uma liminar da Justiça Paraibana, que autorizou uso de força policial caso a entidade não incluisse o "Galo da Borborema" na competição.

Com a decisão, a Terceirona contará com 21 clubes. O Treze (PB) estreia fora de casa, na quarta-feira (04/07), contra o Salgueiro (PE).

Será que vai dar certo? Quinto dia de Fátima Bernardes tem metade da audiência da estreia


O programa "Encontro com Fátima Bernardes" desta sexta (29) perdeu ainda mais audiência. Segundo dados prévios, foram apenas 5 pontos de média de audiência. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.

No mesmo horário, o SBT alcançou 7 pontos e a Record, 5. Na estreia do programa, Fátima obteve média de 10,5 pontos, mas os números foram caindo a cada dia. Na terça (26), foram 7,2 pontos; na quarta, 6,3; e na quinta, 5,6 pontos de média.

O resultado preocupa ainda mais a direção da emissora, já que o "Hoje em Dia" encostou de vez na principal aposta da Globo para retirar a liderança da Record pelas manhãs.

Desta vez, nem mesmo a presença do ex-jogador Ronaldo e a comemoração dos 10 anos do pentacampeonato da Copa do Mundo conseguiram frear a queda no ibope. 


*do F5

Polícia Federal prende 3 prefeitos por superfaturamento de festas na Paraíba

Uma operação da Polícia Federal, do Ministério Público da Paraíba e da Controladoria Geral da União (CGU) deflagrada nesta quinta-feira prendeu três prefeitos de cidades paraibanas acusados de superfaturamento em contratos de festas como o São João e o Carnaval. Batizada de Operação Pão e Circo, a ação da PF tem como objetivo desarticular uma quadrilha que desviava recursos públicos em 13 cidades paraibanas em valores que passam dos R$ 65 milhões. 

Segundo a PF, a operação consiste no cumprimento de 93 mandados judiciais, sendo 65 de busca e apreensão, 28 de prisão temporária, cinco de condução coercitiva, além de ordens de sequestro de bens móveis e imóveis. As investigações tentam comprovar a existência de uma rede que desviava recursos públicos federais, estaduais e municipais destinados a custear a realização de eventos festivos em diversos municípios do Estado da Paraíba.

Os investigados fraudavam licitações e processos de inexigibilidade de licitação através da utilização de empresas fantasmas e documentos falsos, contando com a efetiva participação de servidores públicos e, em alguns casos, dos próprios prefeitos municipais, para operacionalizar o esquema.

As fraudes envolviam contratações para eventos festivos, shows pirotécnicos e montagem de estruturas para eventos. As irregularidades concentravam-se, sobretudo, em festividades como emancipações políticas, São João, São Pedro, Carnaval e Ano Novo. Além dos prefeitos, que não tiveram os nomes divulgados pela PF, três secretários municipais também foram presos durante a operação.

Dos 65 mandados de busca e apreensão, 13 devem ser cumpridos na sede das prefeituras de Cabedelo, Sapé, Solânea, Jacarau, Itapororoca, Boa Ventura, Alhandra, Mamanguape, Mulungu, Santa Rita, Conde, Cuité de Mamanguape e Capim.

Devido à complexidade do esquema de fraudes, foram feitas duas investigações paralelas e simultâneas: uma pelo Ministério Público Estadual da Paraíba, para apurar o desvio de recursos públicos municipais e estaduais e outra, da Polícia Federal, para apurar o desvio de recursos públicos federais destinados aos municípios contemplados com as verbas repassadas.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
O poeta popular Ton Oliveira retratou esta situação há muito tempo em forró autêntico. Escute com atenção e reflita:

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mução foi liberado por falta de provas

De acordo com informações da produção do humorista e radialista Mução, o artista foi liberado na tarde desta quinta-feira (28), já que não havia fatos que comprovassem sua culpa nos crimes de que estava sendo acusado. Rodrigo Vieira Emerenciano, nome de batismo do radialista, havia sido preso por divulgação de pornografia infantil na internet, na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Meireles, em Fortaleza, no Ceará.

Segundo o produtor Rogério Telmiro, o programa do artista vai acontecer normalmente nesta quinta-feira (28). "O programa já está sendo providenciado para entrar no ar às 17h". O produtor afirmou que se o artista fosse culpado, "não estaria sendo solto".

A prisão faz parte da Operação Dirty-Net, da Polícia Federal. Outras duas pessoas, que não tiveram seu nomes divulgados, foram presas em flagrante em Fortaleza. Ao todo, foram cumpridos quatro mandatos de busca e apreensão, três sendo da Justiça Federal do Ceará e um da Justiça Federal de Pernambuco.

Mução foi detido em sua casa e levado para o prédio anexo da Polícia Federal de Fortaleza. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para a sede da Polícia, também na capital do Ceará. A PF local não irá se pronunciar sobre o caso, pois a investigação é comandada pela PF de Pernambuco.

Mução já está em liberdade

Segundo o blog do BG, do Rio Grande do Norte, familiares do radialista e humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, mais conhecido como “Mução”, informaram que ele já se encontra em liberdade.

De acordo com essas fontes, ele foi liberado da Superintendência da Polícia Federal de Fortaleza agora há pouco por que não ficou comprovado que ele integrava a rede internacional de pornografia infantil.

Aguarde mais informações.

Mução é preso pela PF em ação de combate à pornografia infantil


O apresentador de rádio Rodrigo Vieira Emerenciano, popularmente conhecido como Mução, foi um dos 18 suspeitos presos na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal (PF) que está realizando uma operação de combate à pedofilia e pornografia infantil nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. O humorista, que apresenta um programa diário numa rádio local, foi detido em Fortaleza, no Ceará. Ele é conhecido como o "rei das pegadinhas" em todo país pelo conteúdo dos programas de humor que apresenta nas emissoras de rádio. Mução é filho da ex-secretária da receita Federal Lina Maria Vieira.


Com Mução, a PF recolheu cinco pendrives, dois HDs e 54 mídias, entre CDs e DVDs. O mandado foi expedido pela 13ª Vara Federal de Pernambuco.

A operação DirtyNet (internet suja), como foi batizada, pretende cumprir ainda 50 mandados de busca e apreensão. O objetivo é desarticular uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil pela internet. Os suspeitos vinham sendo investigados há cerca de seis meses. Os detidos são acusados de pertencer a uma quadrilha internacional que compartilhava material de pornografia infantil na internet. Segundo a PF, também foram apreendidos computadores, arquivos em HD e pen drives, além de câmeras.

Os integrantes do grupo foram flagrados trocando arquivos com cenas de adolescentes, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. Os suspeitos também relatavam crimes de estupro cometidos contra os próprios filhos, além de sequestros, assassinatos e atos de canibalismo. Estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. A operação prossegue na tarde desta quinta-feira, segundo a PF.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ministério Público já sabe quem são culpados da morte de Fernanda Lages; maranhense pode estar envolvido

Do blog do Efrém Ribeiro:

Fernanda Lages, assassinada no PI
Chegou para os promotores de Justiça do Tribunal do Juri, Ubiraci Rocha e Eliardo Cabral, o laudo com o resultado dos últimos telefonemas dados pela estudante de direito Fernanda Lages, morta em agosto do ano passado em um prédio em construção da Procuradoria da República no Piauí. Com o resultado das ligações foi possível identificar as pessoas para quem a vítima telefonou no dia de sua morte.

Os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha vão solicitar à Justiça o indiciamento por homicídios doloso e pedir a prisão de responsáveis pelo crime.

O relatório com as ligações que Fernanda Lages fez nos últimos momentos antes de sua morte, foram revelados em recuperação das ligações telefônicas. A recuperação foi feita pelo fabricante do telefone celular, a Nokia, já que toda a memória e as ligações do telefone tinham sido apagadas.

Provavelmente, entre os denunciados e com pedido de prisão solicitada estão um policial civil e uma pessoa do Maranhão. Os exames no aparelho celular foram feitos pela Polícia Federal, que está na fase de conclusão do inquérito policial do caso da morte de Fernanda Lages.

Criança de cinco anos é sequestrada em Imperatriz

Um menino de apenas cinco anos, filho de uma casal de comerciantes, foi sequestrada dentro de casa, no município de Imperatriz. O crime foi praticado por dois homens que estavam em uma moto. Segundo informações, eles aproveitaram a entrada da babá da criança para sequestra-la.

Testemunhas relataram que os dois suspeitos fugiram em uma caminhonete de cor preta, que seria pertencente família da criança. Na fuga, a babá também acabou sendo levada com refém. Todos seguiram em direção ao estado do Tocantins e a babá foi abandonada na cidade de São Miguel, a aproximadamente 20 km de Imperatriz, no Maranhão, local onde foi o veículo foi abandonado.

Segundo a família, os sequestradores já pediram resgate, mas o valor não foi divulgado. A babá já presta depoimentos em Imperatriz.

As polícias do Maranhão e Tocantins realizam buscas para tentar localizar e libertar a criança sequestrada.

Assembleia aprova o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Executivo

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou em regime de urgência, o Plano Geral de Cargos e Carreiras do Poder Executivo (PGCE), encaminhado ao Legislativo pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o qual vai beneficiar 88 mil servidores públicos estaduais com reajustes salariais pleiteados pelas categorias.

O projeto recebeu emendas da governadora Roseana Sarney, reajustando os vencimentos e subsídios dos servidores de carreira de Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo Tributário, Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo da Polícia Civil e do Subgrupo Atividades Penitenciárias.

Na mensagem, a governadora Roseana Sarney esclarece que o PGCE é o reconhecimento do trabalho dos servidores públicos estaduais. Segundo ela, o plano substitui as gratificações por aumentos reais de salários, contemplando algumas categorias com aumento de até 330%. Serão beneficiados 88 mil servidores (ativos e inativos).

Para Roseana, o principal objetivo do plano é diminuir as distorções entre categorias. Os grupos ocupacionais foram reunidos em cinco. O mesmo aconteceu com as 29 tabelas de pagamento, transformadas em apenas 17. O projeto será implantado por etapas até 2015, com impacto na folha de R$ 630 milhões.

Confira em vídeo o discurso do deputado Raimundo Cutrim sobre acusações

Ladrão rouba carro sem saber dirigir, bate e acaba preso

Hudson se aproveitou da carona, mas acabou preso
Mesmo sem saber dirigir, o assaltante Hudson Silva, de 23 anos, acabou roubando uma Montana, de placas NXG- 1795, de propriedade de Reginaldo Penha. O roubo do veículo ocorreu depois que o acusado pedir uma carona para vítima no Parque Vitória.

Ao chegar nas imediações do bairro Cantinho do Ceu, próximo ao Bequimão, o motorista desceu do veículo e deixou a chave na ignição. Hudson aproveitou o momento, passou para o banco do motorista e tratou de fugir levando o carro.

No entanto ele dirigiu somente alguns metros e nas proximidades da Avenida Jeronimo de Albuquerque, ele peredeu o controle da Montana e bateu no prédio onde funciona uma loja de eletrodomésticos.

Ninguém ficou ferido, Hudson foi preso por policiais militares e encaminhado para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, onde foi autuado em flagrante.


*do Imparcial

terça-feira, 26 de junho de 2012

Golpista que se passava por parente de Silvio Santos é preso na região tocantina

Os delegados Vital e Assis, prenderam um estelionatário que se passava por terapeuta ocupacional, e que costumava se apresentar como parente de Silvio Santos. A prisão foi na região tocantina. O falsário agia em Imperatriz e Açailândia.
Silvio Santos tinha
um parente no Maranhão e não sabia

O golpista usava o nome de Yaacov Abravanel, e portava vários documentos, como uma carteira de Juiz Arbitral. Ele é natural de São Paulo e já estava vivendo com uma viúva médica, considerada de alto poder aquisitivo na região.

Segundo a polícia, o falso terapeuta chegou a presentar a namorada com um veículo CRV da Honda zero km.

O ''artista" pode ser transferido para São Luís. As investigações continuam.

200 kg de maconha prensada é apreendida em Coroatá

A polícia apreendeu 200 kg de maconha prensada nesta madrugada (26), no município de Coroatá. Foram presos: Antônio Rodrigues Silva, 42 anos, Maria da Conceição Ferreira, Dalva da Silva Rodrigues e Vanessa Duarte Rodrigues.

A polícia já vinha investigando essas pessoas havia um mês. Segundo informações, no momento da apreensão, a droga estava guardada em três casas diferentes.

O quarteto foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Embratur inclui Maranhão entre 10 destinos turísticos da Copa

Apesar de São Luís não sediar jogos da Copa do Mundo, o Maranhão será contemplado com recepção dos turistas que virão ao Brasil em 2014 assistir a esta competição. No final de julho, em Londres (Inglaterra), será apresentado o projeto da Copa, pelo governo brasileiro, estando os Lençóis Maranhense dentre os 10 destinos recomendados para visitações.

Segundo o presidente da Embratur Flávio Dino, o objetivo da inclusão dos Lençóis é atrair principalmente quem vai para Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM) e Distrito Federal (DF), as cidades mais próximas.

Na campanha de divulgação dos Lençóis, São Luís também será contemplada sendo apresentada pela sua importância histórica e cultural.

Flávio Dino fez questão de salientar que, para receber bem os visitantes, as prefeituras e os empresários precisam estar unidos para oferecerem a melhor acolhida. “Temos de explorar o turismo, mas não o turista”, disse ele, referindo ao fator preço, uma das maiores reclamações de quem vem ao Brasil.

Polícia não confirma prisão de mais um suspeito no caso Décio Sá

Três delegados de polícia, um escrivão e um promotor de justiça estariam em Minas Gerais para participar do interrogatório de mais um dos supostos suspeitos de participar da morte do jornalista Décio Sá. Eles participarão do interrogatório marcado para a tarde desta segunda-feira (25), na cidade de Divinópolis, região oeste do estado. Mas apesar da prisão, oficialmente a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não confirma a informação.

O secretário-adjunto da SSP, Laércio Costa, afirmou que investigadores têm realizado um trabalho constante em Minas Gerais e Pará. No entanto, ele não confirma a prisão do suspeito. “Qualquer colocação a esse respeito seria uma precipitação. Temos investigações em dois estados, mas nada confirmado até o momento. Nossa equipe tem realizado um levantamento, com apoio inclusive da Polícia Federal, mas não se pode confirmar nada ainda”, disse.

Já o superintendente de Polícia Civil da capital, Sebastião Uchôa, reafirmou que a polícia desconfia que o homem tenha ajudado o pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, após matar o jornalista. O próprio Jhonatan teria citado o nome do suspeito em um dos depoimentos prestados à polícia.

O superintendente também informou que caso seja confirmada sua participação no crime, a SSP solicitará a transferência do suspeito para o Maranhão.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Promotor do Piauí desconhece fatos que ligam morte de Décio ao de Fernanda Lages

Do portal AZ:

Promotor piauiense Ubiraci Rocha

O promotor de justiça Ubiraci Rocha afirmou em entrevista que considera importante o diálogo entre os funcionários do Ministério Público Estadual do Piauí e do Maranhão, mas relatou que ainda não tem conhecimento do fato, que os colegas do estado vizinho afirmam ligar as mortes do jornalista Décio Sá e da estudante Fernanda Lages, que completa nesta segunda-feira (25) 10 meses de sua morte.

“Sei que o crime daqui [assassinato de Júnior Brasil] e do Maranhão [Décio Sá] se tratava da mesma forma, com o mesmo modus operandis e o envolvimento em agiotagem. Mas não sei o que o Ministério Público tem para ligarmos os dois crimes com a morte da estudante [Fernanda Lages]”, ressaltou o promotor em entrevista concedida ao programa Notícias da Manhã.

Apesar de não ter conhecimento das provas que ligam os dois casos, Rocha disse que espera a visita dos promotores do Maranhão, para assim poderem trabalhar juntos. Além deste fato, o funcionário do MP disse que o órgão, no momento, está afastado do caso Fernanda Lages, mas espera que a Polícia Federal possa “dar respostas a população” até o dia 14 de julho, prazo pedido para encerramento do inquérito policial.

Ao ser questionado sobre o modo de investigação da polícia dos dois estados, o promotor tratou de ressaltar que os casos são diferentes, pois com relação a morte do jornalista, o assassino deixou no local os projéteis das balas, já na morte da estudante, não houve preservação da cena e por isso a dificuldade em desvendar o crime.

Seleção Brasileira de Handebol chega nesta segunda a São Luís

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol chega nesta segunda-feira (25) a São Luís para uma semana de preparação visando as Olimpíadas de Londres. Na capital maranhense, a equipe brasileira realizará dois amistosos, na quarta (27) e sexta-feira (29), contra Cuba. Os jogos ocorrerão no Ginásio Castelinho a partir das 20h.

A programação esportiva faz parte das comemorações do quarto centenário de fundação de São Luís, patrocinada pela Cemar a pedidos do secretário estadual de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e do presidente da Federação Maranhense de Handebol, José Pinheiro Silva, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura. Para esse período em São Luís, a Seleção Brasileira terá dezoito atletas, sendo duas maranhenses: Ana Paula Rodrigues e Sílvia Helena.

Esta será a primeira vez que São Luís receberá a Seleção Brasileira feminina. Anteriormente, na década de 1980, a Seleção masculina atuou em São Luís, tendo como atração o maranhense Lucídio (hoje mora na Alemanha). Na fase de treinamento para os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, a Seleção treinou em São Luís. Nessa época, o maranhense China era, sem dúvida, o grande nome do grupo.

Os ingressos para o torcedor maranhense acompanhar os jogos da Seleção Brasileira nesta semana serão trocados por 1kg de alimento não perecível.

Morre de infarto o juiz Raimundo Sorocaba


Morreu no sábado à tarde em São Luís, vítima de infarto fulminante, o juiz Raimundo Nonato Sorocaba Martins Filho, do Tribunal de Justiça do Maranhão. O juiz estava em casa no momento do acidente cardiovascular.

O magistrado de 66 anos era titular do 3º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo (bairro do Coroado), e pai do advogado Dalmo Martins. O corpo foi transladado neste domingo, 24, para Pirapemas, no interior do estado, sua cidade natal.

O 3º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo esteve em evidência em novembro de 2010, durante a Semana Nacional de Conciliação no estado. Ao reunir o maior índice de audiências na capital (262), a unidade foi escolhida pelo então corregedor-geral da Justiça Guerreiro Júnior para a abertura do evento.

Ainda no sábado, 23, o hoje presidente do TJMA e o corregedor Cleones Carvalho Cunha lamentaram a morte de Raimundo Sorocaba, a quem se referiram como juiz que honrou a magistratura estadual. A Corregedoria, a AMMA e a seccional da OAB emitiram nota de pesar pelo falecimento do magistrado.

domingo, 24 de junho de 2012

Viva São João!

Hoje é dia 24 de junho, dia de São João... a festa mais carismática e expressiva do nordeste. A felicidade no coração bate no ritmo do forró! Sem grandes discursos, confira neste dia especial um excelente musical produzido anualmente pela Globo Nordeste. Confira:

Parte 1



Parte 2



Parte 3

sábado, 23 de junho de 2012

Modernidade: Prefeito de João Pessoa demite secretário pelo Twitter

O prefeito de João Pessoa Luciano Agra (sem partido) demitiu nesta sexta-feira, 22, o secretário de Desenvolvimento Social da cidade pelo Twitter. “Comunico a demissão de Lau Siqueira da Secretaria de Desenvolvimento Social. O Secretário Adjunto Jácome responderá pela pasta”.

O secretário Lau Siqueira disse, também via Twitter, que foi comunicado da demissão através da rede social. “Obrigado pela covardia de não me encarar de frente, Prefeito. Ser demitido pelo twitter, convenhamos, é moderno”, postou em resposta ao aviso.

Agra assumiu a prefeitura de João Pessoa em 2010, depois de o atual governador Ricardo Coutinho (PSB) deixar o cargo para disputar o governo do estado.

Coutinho anunciou que apoiaria a ex-secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, à candidata do PSB. Por isso, Agra pediu a desfiliação do partido na última segunda-feira. Em uma prévia realizada pelo partido, Bezerra venceu Agra por 305 votos contra 142.

Siqueira, demitido nesta sexta, pertence ao grupo político do governador. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, Agra disse que “vinha sistematicamente procurando me constranger (por conta dos rumos políticos do período eleitoral) e isso é inadmissível”.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cutrim deve ser chamado para depor, diz Aluísio Mendes


O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, esclareceu, nesta sexta-feira (22) alguns pontos da Operação Detonando. Em entrevista à rádio Mirante AM, o secretário falou sobre a continuidade das investigações, além da suposta participação do deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD) no caso. A informação veio à tona após o vazamento de um dos depoimentos do assassino confesso do jornalista Décio Sá, Jhonatan Silva, nessa quinta-feira (21). Segundo o depoimento, Raimundo Cutrim seria um dos mandantes da morte do jornalista.

“A transparência é total. Nosso trabalho é técnico, não analisamos vinculação política, pessoal e financeira. É isso que a minha gestão tem feito, em função disso o trabalho tem evoluído. Todos aqueles que tiverem culpa serão responsabilizados. Esse trabalho tem sido feito de maneira minuciosa para responsabilizar os verdadeiros envolvidos. A polícia precisa ter calma. É muito importante entender a dinâmica da investigação. Ela se iniciou a partir de um homicídio e no decorrer dela, a equipe se deparou com outra sorte de crimes. Muitas informações chegaram à polícia e, a partir da conclusão do crime de homicídio, se abriu uma nova investigação, não apenas de agiotagem. Esse trabalho vai ser profundo e amplo. As investigações vão levar a outros que atuam nessa prática criminosa”, afirmou.

Sobre a suposta participação do deputado Raimundo Cutrim no crime, o secretário afirmou que outros depoimentos foram tomados e que todas as informações passadas por Jhonatan serão investigadas. “A investigação sobre o assassinato não está encerrada. Quem teve participação ativa no crime ainda não foi preso. Nós tivemos uma reunião com a comissão de delegados e investigadores e resolvemos antecipar apenas uma parte da Operação Detonando porque percebemos que a quadrilha estava tendo atitudes violentas. Nossa preocupação era evitar outras ações violentas, evitar que mais pessoas morressem. Nós temos vários indícios da participação de mais pessoas, mas não vamos ser levianos e irreponsáveis para acusar A, B ou C. Tudo que ele disse está sendo investigado com profundidade. Não vamos dizer que é verdade ou mentira, antes que seja tudo esclarecido”, disse.

As informações são do blog do Zeca Soares.

Polícia realiza buscas em sítio de empresário envolvido no Caso Décio

Sítio do empresário Júnior Bolinha foi vistoriado hoje pela polícia (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A polícia cumpriu hoje um mandado de busca e apreensão em um sítio de propriedade do empresário Júnior Bolinha, suspeito de ter contratado o pistoleiro que executou o jornalista Décio Sá em abril deste ano.

"Nosso acesso não foi permitido. Policiais da Superintendência Especial de Investigações Criminais (SEIC), que não quiseram gravar entrevista, trouxeram um mandado de busca e apreensão. A casa de dois pavimentos fica em um local discreto, de difícil acesso - no loteamento Verde Mar, município de Raposa, a 28 quilômetros de São Luís.

Quando a polícia chegou, não havia ninguém no sítio onde Júnior Bolinha passava a maior parte do dia. Havia só três cães e o Ibama foi acionado também, porque lá dentro estavam também dois animais silvestres: um macaco prego e uma arara.

O sítio é cercado de verde. Piscina com cascata. Vimos também esse triciclo no pátio, além desta empilhadeira. O advogado de Júnior Bolinha também estiveram no local, mas não quiseram falar com os jornalistas.

O mandado de busca e apreensão tinha o objetivo de localizar qualquer objeto, documento, computadores, que possam ligar Júnior Bolinha aos crimes dos quais ele é suspeito. Mas, segundo os policiais, nada foi encontrado.

Raimundo Sales Charles Junior, o Júnior Bolinha, é um dos principais suspeitos do assassinato do jornalista Décio Sá. Ele teria contratado o pistoleiro Jhonatan Sousa, juntamente com o agiota Gláucio Alencar, por R$ 100 mil, para matar o jornalista.Em um de seus depoimentos à polícia, que vazou em um blog na internet, o pistoleiro diz que o serviço tinha partido de Raimundo Cutrim. Perguntado pela polícia quem era Raimundo Cutrim, se era o deputado, Johnatan disse que sim, que era pra ele o serviço e que tinha ligação direta com o capitão, o policial militar conhecido como Fábio Capita, que também está preso.

O pistoleiro afirma ainda que Cutrim é citado pelo Júnior Bolinha como sendo o principal mandante da morte do Decio Sá. Depois da sessão na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Raimundo Cutrim comentou o depoimento. Admitiu conhecer alguns dos principais envolvidos no crime e disse que se surpreendeu de ser citado, negando qualquer envolvimento no crime.

Em Imperatriz, a governadora Roseana Sarney falou que vem acompanhando as investigações e que não acredita na participação do deputado Cutrim no assassino do jornalista Décio Sá."


*G1 MA

Professores podem paralisar atividades e segundo semestre ser ameaçado

 (Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

O segundo semestre do ano letivo de 2012 está ameaçado de não começar em agosto. Isso só vai acontecer caso o Estatuto do Educador não for aprovado até o fim de julho deste ano. Essa é a posição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).

Os educadores esperam a proposta, que ainda não foi enviada para votação na Assembleia Legislativa, como foi o compromisso assumido pelo Executivo, com a categoria, há um ano, no fim da greve de 2011.

O impasse foi estabelecido em reunião realizada na noite desta terça-feira (19), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre os diretores do sindicato e o secretário de Educação do Estado, João Bernardo Bringel, que, atualmente, responde pelas pastas da Educação e do Planejamento.

A direção do Sinproesemma solicitou a reunião com o governo para cobrar dois compromissos do Executivo com a categoria: a concessão de progressões e o envio da proposta de estatuto para a Assembleia Legislativa. Atualmente, existe um acúmulo em torno de 25 mil progressões que deveriam ser concedidas a professores da rede pública estadual, que somam muitos anos de serviço na rede.

Segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, entre esse total, cerca de dez mil são professores que estão na referência 19 e já deveriam estar no último nível da carreira de educador, que é a referência 25.

Além disso, a maioria desses dez mil professores já tem tempo de serviço necessário para a aposentadoria. "Com a aprovação do Estatuto do Educador, as progressões devem ser automáticas, por força da lei, e isso tem impacto financeiro para o governo, por isso não há interesse do Executivo em aprovar o estatuto este ano", explica o sindicalista.

"Para conseguir a progressão, o educador tem que requerer o direito na Justiça, mas com o estatuto isso muda. O governo tem que apresentar, pelo menos uma alternativa para resolver o impasse, mas não podemos abrir mão da aprovação imediata do estatuto. É uma dívida do governo com a categoria e se for necessário, vamos cobrar com a greve, por tempo indeterminado, no início de agosto, se o estatuto não for aprovado até o final de julho deste ano", revela Júlio Pinheiro.


*do Imparcial

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dois assaltantes de bancos mortos em Lago da Pedra

Na cidade de Lago da Pedra, acabaram de ser mortos dois componentes de uma quadrilha de assaltantes de banco.

O elemento conhecido pela alcunha de Pedro Cícero da Inês e seu comparsa "Negro Jairo" foram assassinados por motivos de acerto de contas.

O delegado regional Lucio Rogério está neste momento se dirigindo ao local.

Policia fecha laboratorio de drogas em Santa Ines

A DENARC acaba de estourar um laboratório de refino de droga na cidade de Santa Inês, apreendendo 13 quilos de CRACK e sete quilos de cocaina.

O responsavel pelo laboratório foi preso no local.

A operação foi coordenada pelo delegado Cláudio Mendes.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Promotor diz que ligação do Caso Décio com o Piauí é preocupante

Assim alerta o promotor do caso que percebe 'tentátulos' da quadrilha até na merenda escolar no Piauí

O promotor João Mendes Benigno Filho falou em tom de preocupação sobre a influência da quadrilha que matou o jornalista Decio Sá. Em entrevista, ele disse que a ligação das mortes com o Piauí é algo 'preocupante não só no estado, mas para todo o Nordeste'.

Jhonatan de Sousa Silva, 24 anos, o pistoleiro que assassinou o jornalista Décio Sá no dia 23 de abril deste ano, em São Luis, capital do Maranhão, vem responder no Piauí por outro crime: o assassinato, no dia 31 de Março, do suposto corretor de carros Fábio Brasil dos Santos, o Junior Brasil. Esse crime ocorreu na Avenida Miguel Rosa e a polícia piauiense descobriu que Fábio não foi morto apenas por dívidas e sim por que passava para Décio informações sobre as manobras internas da organização criminosa da qual participava.

O delegado Edvan, que é titular do 6º Distrito, foi designado para investigar a morte de "Júnior Brasil" porque, antes do crime, já vinha levantando suas atividades em Teresina, descobrindo inclusive seu relacionamento com prefeituras municipais. "Até a merenda escolar está envolvida nessa máfia" - afirma o promotor João Mendes, que é indicado pelo Ministério Público Estadual para acompanhar todos os levantamentos realizados pelo delegado Edvan Botelho, designado em caráter especial para investigar a morte de Júnior Brasil.

O pistoleiro Jhonatan confessou o assassinato de "Júnior Brasil" em Teresina e por causa disso ele terá que vir ao Piauí para prestar declarações. A grande preocupação do promotor é com relação à segurança do acusado que certamente está na mira da chefia da organização de outros "clientes" que já recorreram a seus serviços. É por isso que o promotor se preocupa, pois o bando move milhões em dinheiro e, não só deve ter influência no Piauí e no Maranhão, como também em outras regiões do Nordeste.

Número de habilitações de celulares já soma quase 255 milhões no país; MA é o mais atrasado

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um total de 254,9 milhões de linhas de telefonia móvel ativas no mês de maio. Em relação ao mês anterior, houve crescimento de 0,78%, com 1,97 milhão de novas habilitações.

Os terminais que oferecem internet móvel (3G) somaram 56,39 milhões de acessos. Do total de acessos em operação no país em maio, 208,49 milhões foram pré-pagos (81,78%) e 46,46 milhões, pós-pagos (18,22%).

Os números mostram que existem 129,93 linhas de celulares habilitadas para cada grupo de 100 habitantes no país. O maior número é registrado no Distrito Federal, onde há 222,51 linhas ativas para cada 100 pessoas. O único estado em que não há mais de um celular por habitante é o Maranhão, onde existem 85,6 linhas para cada 100 habitantes.

A operadora Vivo é a que tem maior participação no mercado, com 29,63% dos clientes. A TIM aparece em segundo lugar, com 26,88%, e a Claro em terceiro, com 24,59%. Em seguida estão as operadoras Oi (18,59%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

Ultracargo compra terminal de granéis líquidos no Maranhão

A Ultracargo, empresa de armazenagem de granéis líquidos, adquiriu o TEMMAR - Terminal Marítimo do Maranhão -, localizado no porto de Itaqui e focado na movimentação de combustíveis e biocombustíveis. Inaugurado há pouco mais de um ano, trata-se de um terminal moderno e com capacidade estática de 55 mil metros cúbicos.

"O porto de Itaqui é um polo regional de atração de novos projetos e investimentos e é o responsável pelo abastecimento de combustíveis nos estados de Maranhão, Piauí e Tocantins, que apresentam crescimento acima da média nacional", observou Ricardo Catran, diretor-superintendente da Ultracargo. "A posição geográfica é privilegiada, considerando os Estados Unidos, canal do Panamá e União Europeia, comparado a outros portos brasileiros", disse.

O porto de Itaqui é o segundo maior em movimentação de granéis líquidos do Brasil, atrás apenas do de Santos (SP). Com localização privilegiada, possui vantagens logísticas, com acesso ferroviário à Norte-Sul, afirmou Catran. Além de combustíveis, a companhia movimenta também produtos químicos e óleos vegetais.

“Esta aquisição destaca a entrada da Ultracargo nesse importante porto e reforça nossa escala de operação, além de permitir à companhia oferecer maior flexibilidade no atendimento, com uma maior abrangência geográfica”, diz Catran.

Com esta compra e as expansões em andamento nos terminais de Santos e Aratu, a capacidade operacional total da Ultracargo atingirá 860 mil metros cúbicos. Essa é a terceira aquisição da Ultracargo em quatro anos. Em junho de 2008, a companhia adquiriu a União Terminais, uma das maiores operadoras de granéis líquidos do porto de Santos (SP), e, no fim de 2009, comprou outro terminal no porto de Suape (PE), que pertencia à Puma Storage do Brasil.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Estrutura desaba em meio a praça de alimentação do Shopping da Ilha

Estrutura caiu em meio à praça de alimentação do shopping (Foto: Aline Magalhães Coelho)
Parte da estrutura do teto da praça de alimentação do Shopping da Ilha, localizado no bairro do Maranhão Novo, em São Luís, desabou por volta das 14h desta terça-feira (19). A estrutura se tratava de uma placa de gesso que compunha o forro da cobertura da praça.

Segundo a assessoria do estabelecimento, ninguém que estava no local ficou ferido e os reparos da armação foram imediatamente iniciados, assim como uma revisão da fixação das demais placas de gesso da praça de alimentação. Os serviços que estavam sendo realizados no piso superior também teriam sido suspensos.


*do G1 MA

Tribunal de Justiça determina afastamento do prefeito de Barra do Corda

O Tribunal de Justiça do Maranhão determinou o afastamento imediato do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, conhecido como Nenzin, por desvio de verbas públicas na sua administração.

A decisão é da 1ª Câmara Criminal que, seguindo voto do desembargador Raimundo Melo (relator), condenou o prefeito à pena de quatro anos e seis meses de reclusão, a ser cumprida em regime semi-aberto, além da posse do seu substituto legal. Cabe recurso da determinação.

Denúncia - Na denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE) consta que a Prefeitura de Barra do Corda veiculou propaganda intitulada “Informativo - Prefeitura Municipal de Barra do Corda - Trabalho. Respeito. Cidadania. É assim que se constrói uma cidade”, com conteúdo voltado ao culto da personalidade do prefeito.

A propaganda faz referência a algumas obras realizadas pela prefeitura, com o próprio prefeito falando sobre as realizações e populares elogiando o gestor municipal.

Para o MPE, Nenzim utilizou a máquina pública para obter publicidade pessoal em decorrência de serviço publico ou pagos com rendas públicas, com intuito de se autopromover, o que se constitui publicidade irregular e emprego indevido de verba pública.

Voto - Em seu voto, o desembargador Raimundo Melo, ressalta que a materialidade do crime atribuído ao acusado restou suficientemente comprovada pelas provas carreadas aos autos.

Segundo Melo – que no seu voto foi acompanhado pelos desembargadores Bayma Araujo e Cleonice Freire – houve afronta aos princípios da moralidade e impessoalidade, norteadores da administração pública, com a realização de delito na veiculação de publicidade destinada à promoção pessoal do prefeito.

O relator disse ainda que do conteúdo da matéria publicitária “vislumbra-se a existência de informes que extrapolam os limites permitidos pela Constituição Federal, provando a existência de promoção pessoal, fato este que embasa a condenação criminal pela prática dolosa de desvio ou apropriação indevida de bens, rendas ou serviços públicos, com fins de obtenção de proveito próprio ou alheio”.

Loja do shopping Rio Anil tem princípio de incêndio

Na manhã desta terça-feira (19), aconteceu um incêndio em uma loja de departamento do Shopping Rio Anil. O incêndio foi provocado por um problema na parte elétrica da loja.

Outro pequeno incêndio na lanchonete Roasted Potato, que fica localizada na praça de alimentação do mesmo shopping, aconteceu no dia 13 de abril. Na época, o problema foi ocasionado, também, por uma pane elétrica ocasionou o princípio de incêndio. A loja, ainda, não foi reaberta.

Corregedoria vai apurar vazamento de relatório do caso Décio Sá

Pouco mais de um mês após serem divulgados na internet os depoimentos de testemunhas da morte do jornalista Décio Sá, pela segunda vez detalhes da investigação vazaram na rede mundial. No fim da tarde desta segunda-feira (18), o depoimento do homem que confessou à polícia ter assassinado o jornalista Décio Sá foi publicado na rede mundial. O documento é um relatório da comissão de delegados constituída para apurar o caso.

Nele, o homem suspeito de ter sido contratado para matar o jornalista, narra com minúcias toda a ação no dia do crime, desde a forma como acompanhou o jornalista na saída de seu local de trabalho, até o bar onde cometeu o assassinato, na noite do dia 23 de abril, na Avenida Litorânea.

O suspeito inicia reafirmando que o crime aconteceu devido a postagens escritas no blog do jornalista, relacionando os mandantes de seu assassinato com outro cometido em Teresina, contra o empresário Fábio Brasil. Estes crimes, segundo o relatório, também seriam relacionados com fraudes em licitações de prefeituras no interior do Estado.

O relatório mostra que o assassino passou entre dois ou três dias realizando um levantamento para identificar as rotinas do jornalista, principalmente os horários que costumava entrar e sair da empresa onde trabalhava. Após este levantamento, Jhonathan confessa que seguiu Sá até da Avenida Litorânea e que lá efetuou os disparos na cabeça e costa do jornalista. Em seguida, com a ajuda de um motoqueiro, ele afirma que fugiu pela avenida e depois subiu as dunas no local, para mais tarde se esconder em um sítio no bairro Miritiua e dias depois, fugir para o interior do Estado. Questionado sobre os mandantes do crime, o executor cita os nomes de Júnior Bolinha, Capitão, Gláucio, Buchecha e Cutrim.

Secretário reafirma sigilo

Este é o segundo vazamento relacionado com a execução de Décio Sá que acaba sendo publicado na internet. Em 3 de maio presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antônio Guerreiro Júnior, determinou a abertura de Procedimento Administrativo para que fosse apurado o repasse de informações à imprensa, mesmo após a decretação de sigilo no caso.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, afirmou não ter tomado conhecimento ainda sobre o conteúdo publicado nos blogs e que as investigações permanecem sob sigilo.

No entanto, no início da noite, em nota, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) esclareceu que nenhum de seus setores divulgou o conteúdo do depoimento do e Jhonatan Sousa Silva e que a polícia não possui “interesse na difusão do documento, pois a tática adotada e exitosa sempre foi a do sigilo”.

A nota também informa que o processo está seguindo os trâmites normais, "sendo que o documento foi encaminhado aos órgãos da Justiça como subsídio para o pedido de prisão preventiva dos acusados e que seu conteúdo também foi disponibilizado aos advogados dos réus".

Por meio de sua assessoria, a Corregedoria-Geral de Justiça informou que determinou a abertura de Procedimento Administrativo para que fosse apurado o vazamento do relatório.



*G1 MA

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Capital sem água: Italuís em manuntenção na próxima quinta-feira

Mais da metade dos bairros de São Luís terá seu fornecimento de água afetado entre as 9h e às 13h da próxima quinta-feira (21). Neste período o Sistema Italuís será desligado para a realização de manutenção elétrica preventiva.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), 150 bairros serão atingidos pela medida. A Caema também informou que o tempo para normalização do abastecimento de água é de até 72 horas e que a segunda etapa dessa manutenção acontecerá em 5 de julho, em horário a ser divulgado.

O Sistema Italuís atualmente fornece água para o equivalente a 60% dos bairros da capital maranhense. Os outros são abastecidos pelos sistemas Paciência e Batatã.

Confira a lista dos bairros que terão o fornecimento interrompido:

Parte do Monte Castelo, Apeadouro, Irmãos Coragem, Bairro de Fátima, Bom Milagre, Parque Amazonas, Alemanha, Caratatiua, Vila Ivar Saldanha, Alto da Vitória, João Paulo, Jordoa, Vila Palmeira, Barreto, Túnel do Sacavém, Santa Cruz, Vera Cruz, Cutim, Radional, Coroado, Coroadinho, Vila Conceição, Bom Jesus, Vila dos Frades, Parque Timbira, Alto do Parque Timbira, Parque Pindorama, Parque dos Nobres, Conjunto São Sebastião, Bairro Primavera, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Redenção, Barés, Filipinho, Sítio Leal, Sacavém, Coheb do Sacavém, Salina do Sacavém, Santo Antônio; Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, Ipem São Cristóvão, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Conjunto São Raimundo, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos; São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, Avenida Ltorânea, Vinhais, Recanto dos Vinhais I e II, Vinhais III, Vinhais Velho, Planalto Vinhais, Condomínio Colinas dos Colibris, Maranhão Novo, Bequimão, Ipase, Angelim, Novo Tempo II, Novo Angelim, Cantinho do Céu, Vila Sete de Setembro, Manoel Backmam, Cohama, Conjunto Residencial Esperança, Cohaserma, Parque Atenas, Cohajap, Cohajoli, Bela Vista, Parque Shalon, Barramar, Vila Vicente Fialho, Recanto do Fialho, Vila Cruzada, São Domingos I e II, Pinheiros I e II, Vila Marinha, Vivendas da Cohama, Conjunto Primavera Turu, Residencial Araras, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I, II e III, Jardim Edorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre; Vila Bacanga; Ufma, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Arari; São Raimundo; Vila alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.

Carga roubada de transportadora é apreendida

O Departamento de Narcóticos acaba de apreender na Cidade Olímplica parte da carga de eletrodomésticos roubada da Transportadora Ramos. Entre as mercadorias, encontram-se carregamentos de TV's LCD e refrigeiradores.

Está sendo autuado na SEIC um cabo da PM e outro conduzido pelo crime receptação.

Aguarde mais informações.

domingo, 17 de junho de 2012

Da Istoé: Os fantasmas de Dutra




O deputado federal Domingos Dutra, do PT do Maranhão, é uma dessas vozes que costumam se erguer para apontar erros de outros políticos. Mas agora Dutra está do outro lado. Membro da Comissão de Direitos Humanos, o parlamentar é acusado de contratar funcionários fantasmas, fornecer assessores para o escritório de advocacia de sua mulher, Núbia Dutra Feitosa, de cobrar a devolução de parte dos salários desses funcionários e até doações de campanha. O caso foi primeiro denunciado à Polícia Civil maranhense pela auxiliar de escritório Regiane Abreu dos Anjos. Em boletim de ocorrência, datado de 25 de abril do ano passado, a mulher relata que trabalhou para Núbia por três meses e, após ser demitida, tomou conhecimento de que era funcionária da Câmara dos Deputados. Dutra a manteve na folha de pagamento até aquele mês. 


O caso de Regiane Abreu se soma a vários outros, segundo relato de Márcia Rabelo, ex-chefe-de-gabinete de Dutra. Em entrevista à ISTOÉ, ela confirmou que a mulher do deputado usa assessores parlamentares para atividades particulares. “Eu servi de capacho dela muitas vezes e tinha funcionária do gabinete que passava três dias redigindo petição para ela”, diz Márcia, que também revela que foi obrigada por Núbia a devolver parte do salário. “Depositei na conta de uma menina que trabalhava com ela. Tenho o recibo.” Ao analisar cópias de folhas de frequência dos funcionários de Dutra, de outubro de 2009 a julho de 2011, a ex-chefe-de-gabinete identifica 16 funcionários que ela julga serem fantasmas. “Nunca ouvi falar dessas pessoas, nem em Brasília nem em São Luís.”


ESQUEMA
A denúncia foi registrada em Boletim de Ocorrência

Entre os nomes está o de Rondinele Francisco Santos da Silva, morador da pequena cidade de São José de Ribamar, a 32 quilômetros da capital maranhense. Questionado por ISTOÉ, Rondinele desconhece o emprego no gabinete do petista. “Não trabalhei com ele, não”, afirma. “Quem trabalhou foi outra pessoa, mas não sei o nome.” Outra fantasma de Dutra seria Simone Carvalho, que, segundo a ex-chefe-de-gabinete do petista, só vai à Câmara para bater ponto. No gabinete, uma secretária confirmou à ISTOÉ, em ligação gravada, que Simone deixou o cargo em janeiro. Minutos depois, quando a reportagem se identificou, a versão mudou. Em sua defesa, Dutra alega que está sendo vítima de “denúncias orquestradas” pelo senador José Sarney (PMDB/AP). “Em 30 anos de atividade profissional, jamais me envolvi em maracutaias.” Será?

sábado, 16 de junho de 2012

Cordel: A sina do Moedor

[DSC03162.JPG]O blog sinceramente agradece a bonita e criativa homenagem composta pelo delegado Sebastião Uchôa, o competentíssimo Superintendente de Polícia Civil.





A sina do Moedor (um jornalista sertanejado)

Nascido em Grajaú do Maranhão

Mas oriundo mesmo em profissão

Em Campina Grande da Paraíba

Paraibano se tornou

Nos gestos e palavras

E ao voltar à terra natal

De palavrão por palavrão

De alcunha logo pegou seu fitar

Noutro não podia ser

Somente de um grande jornalista moedor

Que moe aqui, moe acolá

Incomodando seus concorrentes

Na moída da profissão a aflorar

E na intriga do seu ofício

Briga, briga pela informação

A ser o primeiro divulgar

Dar seu furo de reportagem

Sem ninguém esperar

E outro adjetivo não soa sob seu falar

Senão que o moedor da Mirante

É quem estar constantemente a brilhar

De infernal a santificar

São adjetivos que leva em seu caminhar

Já que seu ofício precípuo é de incomodar

As fraquezas e glórias

De uma cidade que longe ainda estar

De se tornar a capital

Que seus filhos sonham poder sonhar

Um dia esperam acordar

Numa São Luís

Que possa mesmo acomodar

Seu povo e sua gente

Em condições dignas de morar

Mas são nas mais diversas artes de se expressar

Que o moedor vai se firmando em seu profissionalizar

Provocando com grandes reflexões

Que muito ainda precisam os órgãos públicos e privados

A caminhar

Na trilhada para se fazer

Seus nativos e visitantes

Melhor poder um dia se acordar

Numa outra e verdadeira São Luís

Onde a alegria, a segurança, a saúde, esportes, lazer

As rodovias, habitações e seus festejos

Possam realmente se concretizar

E de logo vão lembrar

Que o moedor quando faz moer seu professar

Não é com outra finalidade

Somente em profetizar por uma São Luís

Para que todos possam enxergar

A cidade que muito precisa mudar

Para deixar de ser

O caos que aí estar

Onde a desesperança, o tédio, o crime, falta de opção e desencantos

Vêm sem sempre se destacar

Que, ou São Luís, muda seu rumo de caminhada

Ou para moedor nunca faltará

Argumentos contundentes e corretos

Que algo precisa continuar a denunciar

Os porquês de tantas mazelas que inda continua

A reinar

Talvez pela história de um povo que muito precisa caminhar

Rumo a uma cidade que possa por definitivo chegar

O patamar de respeito às suas belezas naturais

Melhor, valorizar

E ver que moedor

Sempre esteve a acertar

Que não se deve denunciar

Se por trás das denúncias não tiver

Um verdadeiro e correto pensar

Que a verdadeira arte de jornalizar

É ter o compromisso de melhor poder informar

Para que todos, um dia possam acordar,

Numa cidade que moedor somente faz por falar

Palavras e palavrões

Que poucos puderam entender seu profissionalizar

Quando nalgumas interpretações

Esquecem de olhar

Que a verdadeira arte do jornalista moedor

É ter a coragem de denunciar,

Sem medo de errar,

Sempre respaldado em coerência,

O poder de melhor falar

Para o um povo que gosta de escutar

As palavras concretas e promissoras

Para que um dia tudo possa melhor mudar

E ver com clareza e retidão

Que a sina do jornalista moedor não é outra

Senão em eternamente incomodar

E de incômodos e incômodos

Logos todos num breve comentar

Não chegarão a outra conclusão

Senão

Que moedor nasceu para moer

O caldo da irreflexão do cotidiano da cidade

Para muitos venham acordar

Pois, se querem uma São Luís melhor e nova para todos

É preciso deixar moedor continuar moendo os caldos das mesmices

Que só fazem achincalhar

Um povo moído, sem dó, sem perdão e sem esperança

Para uma São Luís melhor chegar

E deixar claro que a sina do jornalista moedor

Não é outra somente em provocar!!!!

Postagem de Bochecha brinca com possível prisão

Fábio Aurélio do Lago e Silva foi preso suspeito de envolvimento com a quadrilha que planejou e executou a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, assassinado com cinco tiros no dia 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea. A prisão foi realizada em uma casa na Chácara Brasil, Turu,.

A ação fez parte da Operação Detonando que prendeu ainda Jhonatan de Sousa Silva, de 24 anos, apontado como o matador; José de Alencar Miranda Carvalho, de 72 anos; Gláucio Alencar Pontes Carvalho, 34 anos; Airton Martins Monroe, 24 anos, os mandantes do crime; e José Raimundo Sales Chaves Júnior, o Júnior Bolinha, 38 anos.

Em uma postagem em seu perfil na rede social Facebook, Fábio Aurélio do Lago e Silva, de 32 anos, mais conhecido como Bochecha, escreveu a seguinte legenda para uma foto na qual aparece com mais três amigos: “Se a Federal acha hein??? Não fica um pra contar a história...”, fazendo alusão à Polícia Federal. 

Um deboche.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sem Futuro: Ladrão leva ventilador do trailler da Polícia Militar no Anjo da Guarda

Paiakan roubou o ventilador do trailler policlal e o vendeu pelo valor de R$ 20 (Silvan Alves/D.A Press)
Almir Rabelo vendeu ventilador da PM por 20 conto
A cada dia a bandidagem está mais audaciosa e não mede as conseqüências para a prática de crimes , realizando assaltos na porta de delegacia e até mesmo furtando em unidades da Polícia Militar.

O assaltante Almir Rabelo da Silva, 24 anos, conhecido como "Paiakan", foi preso depois de ter furtado o ventilador do trailler da Polícia Militar, no bairro Fumacê, no Anjo da Guarda (Itaqui/Bacanga).

Ele entrou na unidade da polícia e pegou o ventilador que foi vendido por 20 reais. "Paiakan" foi preso pela guarnição do sargento Hamilton, com a ajuda do soldado C.Ferreira, no momento em que trabalhava como flanelinha na porta de um supermercado. Ao ser preso ele confessou o crime e levou os policiais até à casa onde havia vendido o ventilador.

Na delegacia do 5º DP no Anjo da Guarda, ele prestou depoimento e disse que o trailler da Polícia Militar, foi invadido por um outro homem identificado apenas como "Corpinho" que lhe deu o ventilador para vender.

A polícia está à procura do outro acusado de envolvimento no crime. Só não ficou explicado onde estavam os policiais de plantão no trailler, visto que têm que ali permanecer 24 horas.

As últimas da polícia

Moto roubada no Angelim é recuperada

Foram presos  Mariano dos Anjos Nascimento, de 25 anos, morador do Parque Jair, e Domingos Jackson Brito Jr, de 16 anos, também morador do Parque Jair, por estarem conduzindo uma moto Broz preta que foi tomada de assalto. A motocicleta  foi apreendida e os suspeitos  conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.

Pedinte revoltado

Foi preso na Rua da Letra, no Bairro do Cohafuma, Moisés Silva Penha, de 44 anos, morador do Coroadinho, por ter feito ameaças físicas e verbais. Motivo: a vítima não lhe forneceu alimentação. O pedinte exigente foi conduzido para o distrito policial do Bequimão.

Comandante da PM fala sobre prisão de oficial

Fábio Aurélio Saraiva (Foto: Divulgação)O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, confirmou, nesta quinta-feira (14), o afastamento do policial militar Fábio Aurélio Saraiva Silva, do cargo de subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão e que, segundo a polícia, teria emprestado a arma que matou o jornalista Décio Sá.

Fábio está preso no Comando Geral da Polícia Militar, em São Luís. "Ele está em uma cela especial do Comando-geral porque a Lei assim determina, com vigilância na porta", afirmou o comandante geral da PM.

Sobre o envolvimento do policial com a quadrilha que mandou matar o jornalista Décio Sá, o coronel Franklin Pacheco falou que o policial nega participação no assassinato.

"Ele nega participação no assassinato, mas não nega amizade com o Júnior Bolinha, desde a infância eles seriam amigos, por isso o grande número de ligações para o Bolinha, ele diz. Ele não falou a respeito do Jonathan e do nosso conhecimento é apenas isso", finalizou o coronel.

Embora negue sua ligação ao crime, a informação foi confirmada durante a coletiva de apresentação da quadrilha envolvida no crime, pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes: a arma usada para assassinar o jornalista Décio Sá foi emprestada pelo policial Fábio Aurélio Saraiva Silva.