Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Pai da cantora Alcione é homenageado pela Polícia Militar

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pai da cantora Alcione é homenageado pela Polícia Militar


A solenidade foi  no quartel do comando-geral da Polícia militar do Maranhão no bairro do Calhau, em São Luis.  A PM reconheceu os serviços prestados pelo tenente João Carlos Dias Nazareth, regente da banda de música da corporação que ingressou  na instituição em 1935 e só foi para a reforma em 66. 

João Carlos Dias Nazareth, morreu no dia 18 de setembro de 1986. Dentre seus trabalhos de composição, além de muitos dobrados para a banda da PM, existem valsas, hinos, como o da Polícia Militar, Hino da Bandeira do Maranhão e Músicas populares como cajueiro velho, itelvina minha nega, gravadas pela cantora Alcione e sucesso em todo o Brasil. 

O tenente João carlos Dias Nazareth, nasceu na Fazenda aliança, Municipio de Cururupu, em 10 de abril de 1911. Como entregador de leite, João carlos conseguiu juntar 100 mil reis e comprou um piston. Com alguns amigos organizou um pequeno conjunto, conquistando a simpatia  do povo, tocava aos domingos e o dinheiro que ganhava comprava instrumentos musicais. 

Durante a solenidade que contou com a presença de Alcione e outros integrantes da família nazareth, a polícia militar entregou a comenda comemorativa do centenário de nascimento do Maestro João Carlos, reconheceu várias  autoridades  e a imprensa maranhense. A solenidade foi presidida pelo Comandante da PM, coronel Franklin Pacheco.

Ouça as entrevistas do coronel Franklin Pacheco e da cantora Alcione.



Algumas fotos: