Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Duplicação da BR-135: uma novela que está nos últimos capítulos

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Duplicação da BR-135: uma novela que está nos últimos capítulos

A pressão está grande. Por muitas vezes adiado, o edital de licitação para a duplicação da BR-135 parece uma novela, mas "até o final do mês de maio deve sair", é o que garantiu o superintendente regional do DNIT-MA, Gerardo de Freitas Fernandes, logo após a audiência na Câmara dos deputados, em Brasília. 

Entenda o enredo 
Já estava tudo pronto para sair o edital quando o Tribunal de Contas da União (TCU) embargou várias das grandes obras no Brasil inteiro para fazer uma auditoria, a BR-135 estava entre elas para auditar vários aspectos como: o volume do aterro, o valor da brita e o preço da obra que precisava se adequar ao Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro). O DNIT-MA atendeu a umas, contestou outras e negociou algumas, como o valor da brita. 

Desde então a obra ficou com status de cancelada, mas o TCU explicou que esta é uma situação padrão, mas a duplicação da rodovia sairá do papel. A questão era resolver as pendências. 

O então deputado federal Pedro Fernandes, agora secretário de Estado das Cidades, reuniu-se com o ministro Augusto Nardes, do TCU, para agilizar o processo. Este garantiu que o "problema" da brita poderia ser resolvido posteriomente. "A questão será apenas encontrar a jazida para mudar de comercial para produzida. Não será isso que causará o entravamento da obra", disse Fernandes. 

Ainda esta semana estava marcada a reunião do colegiado para aprovar a licitação, mas a convocação da audiência desta quarta-feira (11/5) provocou mais um atraso. 

Trilhos 
Existe, ainda, a questão dos trilhos que estão à margem da BR e que serão deslocados e adaptados para transporte de passageiros. Esta possibilidade foi incluída recentemente pelo Secretário Pedro Fernandes através da Indicação (INC)254/2011 quando ainda estava como deputado federal, para incluir o trecho entre São Luís (MA) e Itapecuru-mirim (MA), passando por Bacabeira (MA) no projeto de trens regionais de passageiros, além disso, o parlamentar reuniu-se com o diretor de Relações Institucionais do Ministério do Transportes, Sr. Afonso Carneiro Filho, responsável pelo Estudo de Viabilidade, para dar celeridade. "O DNIT fará uma licitação por fora para comprar os trilhos", informou Gerardo de Freitas. 

Datas
No dia 17 de maio está marcada a reunião do colegiado do DNIT para aprovar todas as modificação do edital e as adaptações. Nesta reunião será definida, enfim, a data de publicação do edital que trará uma novidade: todas as empresas que se interessarem em participar do certame terá que apresentar um atestado de visita ao trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.