Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Profissionalismo Já

terça-feira, 28 de junho de 2011

Profissionalismo Já

Pelas informações da imprensa e dos frequentadores, se repete um velho problema nos principais arraiais da  capital maranhense. A falta de profissionalismo de algumas brincadeiras tradicionais do nosso folclore. A chiadeira é grande, pela falta de cumprimento de horário. 

No meu programa da Rádio Mirante AM, no domingo, tenho falado muito sobre este tema, o compromisso com o público que acompanha a maior manifestação cultural do Maranhão. 

Nós aproveitamos a oportunidade e repercutimos aqui comentários do blogdanielmatos.com e reforçado pelo Jornalista Joel Jacinto (defensor e conhecedor da verdadeira cultura maranhense). Leia e Comente no marciallima@mirante.com.br


Grupos faltam a apresentações e frustram público em arraiais


O numeroso público que vem prestigiando os festejos juninos de São Luís tem saído frustrado de vários arraiais por causa das frequentes lacunas nas programações. Muitas brincadeiras simplesmente tem deixado de cumprir os compromissos nos terreiros, deixando as platéias indignadas. 

Muitas pessoas reclamam que o problema tem sido corriqueiro nos arraiais do São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado. Um empresário do ramo de eventos, que diariamente frequenta os arraiais montados na Praia Grande, conta que no último sábado milhares de pessoas ficaram indignadas porque o Boi de Maracanã, principal atração da noite no Canto da Cultura, simplesmente não apareceu para se apresentar. “Com a falta, a organização do arraial teve que encerrar a programação mais cedo”, relatou.

Nos arraiais montados em bairros a situação se repete. Nos terreiros instalados nos Vivas do Bairro de Fátima e Cidade Operária, cujas programações terminaram no último fim de semana, o público também deixou de assistir a algumas apresentações porque as brincadeiras não cumpriram os compromissos.

O grupo folclórico que não comparece a uma ou mais apresentações nos arraiais do São João do Maranhão está passível de perder o cachê. Isso porque os representantes de cada brincadeira são obrigados a assinar um documento de frequencia assim que encerram suas exibições.

Brindados com inúmeros contratos, grande parte em arraiais privados, muitos grupos, principalmente de bumba meu boi, ignoram os compromissos que assumiram com o governo, amparados em supostos apadrinhamentos políticos.

Comentário de Joel Jacinto

Virou rotina nos Arraiás, os grupos chegares atrasados, pior não cumprem o tempo de uma hora ou 50 minutos.

Tem grupo (boi grande) fazendo apenas 20 minutos de apresentação.

Atrasos em cima de atrasos, no último sábado (25), o público ficou frustrado no Arraial da Praça Maria Aragão, tudo porque o Batalhão da Maioba, agendado para meia noite, só chegou por volta das 01h30, e só se apresentou a partir das 02h30 da madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.