Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Policias Militares podem estar envolvidos em conflitos agrários com Quilombolas em Pirapemas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Policias Militares podem estar envolvidos em conflitos agrários com Quilombolas em Pirapemas

A Comissão Pastoral da Terra informou através do seu representante Diogo Cabral, que estão acontecendo mais atos de violência envolvendo a comunidade quilombola de Salgado, zona rural de Pirapemas, num conflito que já se arrasta há 30 anos. 

O quilombola José Patrício, informou que a comunidade, nos últimos 15 dias, vem recebendo diversas ameaças de despejo extrajudicial, fatos estes realizados por Ivanilson Pontes de Araújo e outros desconhecidos. 

Informou, ainda, que alguns policiais militares, não identificados, estariam participando da ação criminosa. Informou que a qualquer momento várias casas poderão ser destruídas, em razão das investidas violentas.
No dia 15 de novembro de 2010, o juízo da Comarca de Cantanhede, concedeu liminar de manutenção de posse favorável às famílias quilombolas contra o autor dos fatos.

Este não é o primeiro ofício encaminhado a esta Ouvidoria. Além, vários registros de ocorrência policial foram realizados pela Comunidade, contudo, as ameaças somente têm aumentado.

Ao longo do ano de 2011, as famílias quilombolas de Salgado sofreram vários tipos de humilhações, ameaças, intimidações,violência em seu território. Contudo, o Estado fez pouco caso da situação. De matança de animais à vaquinha para contratação de pistoleiros, vários foram os crimes cometidos contra a comunidade.

A Comissão Pastoral da Terra pede que a Ouvidoria Agrária Nacional mantenha, urgentemente, contato com o Delegado Agrário, Comandante Agrário e demais autoridades da Segurança Pública, para que garantam, neste cenário, uma patrulha na região, objetivando evitar mais violências na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.