Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Liceu Ribamarense ganha prêmio Construindo a Nação

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Liceu Ribamarense ganha prêmio Construindo a Nação

A Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na cidade de São José de Ribamar, foi contemplada, pelo segundo ano consecutivo, com o prêmio Construindo a Nação, honraria concedida pela Federação da Indústria e Comércio do Estado do Maranhão (FIEMA), através do Serviço Social da Indústria (SESI).
 
A unidade pública de ensino, que juntamente com a E.M Liceu Ribamarense II integra a primeira rede pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão, conquistou a segunda colocação ao apresentar um dos melhores projetos pedagógicos destinados ao Ensino Fundamental, destacando-se entre as inúmeras escolas públicas e privadas do estado que concorreram ao prêmio. Em 2011, o Liceu I recebeu o prêmio em reconhecimento as atividades educacionais desenvolvidas.

Elaborado e apresentado pelos professores Domingos Sávio Holanda da Silva e Hélio Marinho de Souza Neto, o projeto intitulado América e África dos Primórdios destaca a cultura negra, resgatando a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política referente à História da América, do Brasil e do Maranhão, com ressalvas também no âmbito de São José de Ribamar.

Vale ressaltar que o projeto, inicialmente apresentado em dezembro de 2010 com alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, concedeu aos seus idealizadores a primeira colocação no II Concurso Professor Pesquisador, realizado ano passado durante a sétima edição do Festival Geia de Literatura.

O Prêmio Construindo a Nação, parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria, ocorre anualmente em vários estados do país, visando sempre destacar, valorizar e mostrar as ações que as escolas públicas e privadas realizam com a presença ativa de seus alunos na análise de questões sociais. O prêmio ressalta, ainda, o papel do educador no processo de formação do aluno como cidadão, estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos em sua escola.

As Escolas Municipais Liceu Ribamarense I (localizado na sede do município) e Liceu Ribamarense II (no Parque Jair), foram construídas, equipadas e são mantidas com recursos próprios da prefeitura ribamarense. A primeira foi inaugurada em 2008, na gestão do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, e a segunda em 2011, na gestão do prefeito Gil Cutrim (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.