Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Ministério Público pede afastamento de prefeito de Igarapé Grande

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ministério Público pede afastamento de prefeito de Igarapé Grande


O Ministério Público do Maranhão, por intermédio da Promotoria de Igarapé Grande, ajuizou na terça-feira (27), Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Geames Macêdo Ribeiro e mais quatro pessoas por fraude em licitação no município.

Segundo o MP, o prefeito, empresário bem-sucedido da região, abriu empresas em nome de funcionários de sua confiança, a fim de participar de licitações no município. Uma delas, a V.P. Soares, empresa de fornecimento de gêneros alimentícios, ganhou em 2011 a licitação para abastecer as secretarias municipais, no valor de mais de R$ 1,2 milhão. Já a Construtora D.V. Ltda realizava obras de recuperação de estradas vicinais sem contrato de licitação.

De acordo com a promotora Simone Chrystine Santana Valadares, os funcionários do prefeito, em troca de aumento salarial considerável, “emprestaram” seus nomes para que essas empresas fossem abertas.

Na ação, a promotora requereu liminarmente o afastamento do prefeito do cargo, o bloqueio dos bens dos réus e as punições previstas na Lei de Improbidade: ressarcimento dos prejuízos ao erário, suspensão dos direitos políticos, multa e proibição de contratar com o Poder Público, além da perda do cargo do agente público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.