Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Saúde prepara inauguração da UPA de Timon

quinta-feira, 1 de março de 2012

Saúde prepara inauguração da UPA de Timon

A equipe de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon iniciou nesta quarta-feira (29) o período de treinamento interno que antecede a abertura do atendimento à população, até o final do mês de março. A visita à unidade fez parte da agenda que o secretário de Saúde, Ricardo Murad, cumpriu ontem, acompanhado da prefeita Socorro Waquim, dos deputados Alexandre Almeida e Sétimo Waquim, para definir as ações e investimentos que irão transformar o município em um grande centro de atenção à saúde no Maranhão.



Ao chegar à UPA, Ricardo Murad vistoria todas as instalações da unidade que, assim como as outras sete já inauguradas e em funcionamento no estado, vão dar à população de Timon o pronto-atendimento que os pacientes necessitarem, desde os casos de febre alta, diarreia e pressão alta, até os de acidente vascular cerebral (AVC) e paradas cardíacas, até serem encaminhados para os hospitais de referência.


“O que estamos fazendo em Timon faz parte de uma revolução na saúde pública do Maranhão, e todos os funcionários desta unidade entram agora nesse novo modelo de assistência pautado no companheirismo, no profissionalismo e no humanismo”, declarou Ricardo Murad aos profissionais da UPA de Timon. No encontro com a equipe, ele detalhou todos os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado por meio do Programa Saúde é Vida, e ressaltou que as UPAs atendem milhares de pessoas na ilha de São Luís, em Coroatá e em Imperatriz.

Ele informou aos presentes que, paralelamente ao treinamento que os funcionários farão nos próximos dias, o Estado assinará protocolos e contratará serviços, em Timon e em Teresina, para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes da UPA. “Esta unidade tem a capacidade de atender até 350 pessoas por dia, que passam a ser de total responsabilidade do sistema estadual”, declarou ele.

“Esta UPA é o tão sonhado pronto-socorro que Timon precisava, pois dará garantia da estabilização de emergência para que o paciente tenha sucesso em seu tratamento”, declarou a prefeita Socorro Waquim, que acompanhou o secretário Ricardo Murad nas reuniões em que foram discutidas as referências hospitalares que darão suporte à UPA de Timon.

Ao sair da UPA, o secretário visitou o Hospital Regional Alarico Pacheco, que após uma ampla reforma passará a contar com modernos centros cirúrgicos e 20 leitos de UTI, e o Hospital e Maternidade de Timon, onde pretende contratar serviços que servirão de retaguarda para a Unidade de Pronto Atendimento.

Em seguida ele e sua comitiva foram a Teresina, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luís Airton, com quem discutiram o atendimento de pacientes encaminhados pela UPA de Timon. Na reunião ficou acertado um novo encontro, para a próxima semana, para definir um protocolo entre a Secretaria de Estado da Saúde e o município de Teresina, visando a transferência de pacientes cardíacos ou neurológicos.

Alexandre Almeida disse que a presença do secretário estadual de Saúde em Timon comprova o compromisso do governo Roseana em buscar soluções para o problema que mais preocupa a população brasileira, que é a saúde. “Ricardo reafirmou a determinação de fazer os investimentos necessários para garantir a devida assistência à população desta região, inclusive numa perfeita sintonia com o sistema de saúde de Teresina”, concluiu ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.