Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Navio fica à deriva na Baía de São Marcos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Navio fica à deriva na Baía de São Marcos

O ex-navio mercante SEAGULL 7, de bandeira da Serra Leoa, que foi incorporado ao patrimônio da União no final de 2011, rompeu a amarra da âncora e foi empurrado pela maré, navegando por cerca 10 km, até encalhar na Ilha dos Caranguejos, no final da Baía de São Marcos.

A Capitania dos Portos do Maranhão informou que ainda no sábado, por volta das 20h, uma equipe de militares da Capitania dos Portos teria sido mobilizada para planejar uma manobra de desencalhe. Ainda durante a noite de sábado, um rebocador foi enviado ao local para garantir que o navio não voltasse a ficar a deriva, o que poderia oferecer riscos ao tráfego marítimo.

Ainda segundo a Capitania dos Portos, após inspecionar o local, nas primeiras horas da manhã do domingo, dia 8, a instituição teria concluido que o navio encalhado não oferece risco à navegação, nem de poluição hídrica; devendo permanecer no local até que sejam providenciados os meios para a manobra de desencalhe ou para o estaiamento do navio (amarração ao fundo por meio de poitas).

O SEAGULL 7 foi incorporado ao patrimônio da União no final do ano passado, após a conclusão de um processo administrativo de perdimento, motivado pelo abandono do navio pelo seu armador. Desde então, o navio está sob a guarda da Marinha do Brasil que mantém dois militares permanentemente a bordo, até que o mesmo seja leiloado e, posteriormente, entregue ao novo dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.