Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Roubo no Hospital Carlos Macieira

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Roubo no Hospital Carlos Macieira

A tubulação de gás medicinal (composto por nitrogênio e oxigênio) do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira foi furtada. O problema, detectado na manhã desta quarta-feira (25), foi comunicado à polícia que já iniciou as investigações. O furto não afetou o funcionamento do hospital e não acarretou danos a nenhum paciente.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que esteve no local, o problema foi percebido pelo sistema de segurança do hospital que constatou uma alteração na pressão do gás medicinal. “Alguém entrou no sistema de gás e arrancou 40 metros de cano que abastece, principalmente, as UTIs. O sistema avisou e o hospital entrou em ação, descobrindo o local do vazamento e fazendo o abastecimento emergencial, de forma que nenhum paciente correu ou corre qualquer risco”, frisou o secretário.

Por ter uma reserva estratégica de gás, o Hospital Carlos Macieira imediatamente resolveu o problema, fazendo com que o abastecimento do gás medicinal fosse imediatamente reestabelecido. “Por questões de segurança, o carro da empresa que abastece estes gases no hospital, que estava programado para a sexta-feira (27), chegará nesta quinta-feira (26)”, disse o secretário.

Após detectar o furto, o hospital chamou a polícia que agora investigará o caso. De acordo com Ricardo Murad, não há sinais de arrombamento no local no qual estava instalada a tubulação. As fitas das duas câmaras de segurança que cobrem a área já foram enviadas à perícia, que deverá analisar as imagens. 

O delegado assistente da Delegacia Geral, Márcio Araújo, relatou que já foi feita uma averiguação preliminar no local do furto. “A perícia já está trabalhando. Vamos descobrir a motivação do crime e todas as pessoas que têm acesso ao local serão ouvidas. Observar desde a alteração de consumo do gás detectada pelo sistema do hospital até a análise das fitas de segurança”, disse o delegado.

As informações são do blog do Zeca Soares.