Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Ministro Lobão pretende diminuir tarifa de energia

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ministro Lobão pretende diminuir tarifa de energia

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, está debruçado sobre os estudos que deverão resultar em uma das medidas governamentais de maior impacto na economia do país e no bolso do consumidor: a redução das tarifas de energia. 

Para que isso aconteça, Lobão participa de um grupo interministerial, do qual faz parte também o Ministério da Fazenda, que estuda formas de retirar da conta de luz uma série de encargos que foram adicionados ao longo da história para financiar a expansão do sistema elétrico nacional. 

A redução beneficiará o consumidor doméstico, mas o maior impacto será na indústria, que se tornará mais competitiva. As medidas, que estão sendo estudadas com cuidado, serão anunciadas muito em breve pela presidente Dilma Rousseff. - A presidente pediu os estudos, e estamos fazendo a nossa parte - diz o ministro, que faz questão de atribuir todo o mérito das medidas à própria chefe da nação. 

As indústrias de alumínio, por exemplo - dentre as quais a Alumar, de São Luís -, que estavam prestes a deixar o país, sob a alegação de que a energia brasileira é muito cara, já reviram os seus planos, na expectativa do pacote do governo. 

Na avaliação de quem acompanha os passos do governo, a medida vai fortalecer a imagem da presidente e aumentar o cacife do ministro de Minas e Energia, que já é avaliado como um dos melhores da administração Dilma Rousseff. É isso aí.

*da coluna Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.