Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança começa a ser instalado

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança começa a ser instalado

Serviços de instalação de câmeras de videomonitoramento nas vias públicas de São Luís estão sendo intensificados para que a inauguração ocorra no dia 8 de setembro, no aniversário de 400 anos da cidade. Postes na Avenida Litorânea, na Lagoa da Jansen e em outros trechos onde ficarão os equipamentos estão recebendo cabos de fibra ótica e a central de comunicação para receber o sistema de videomonitoramento.

Segundo técnicos que atuam na instalação do sistema, os postes estão sendo adaptados para receber as câmeras e o alto-falante do sistema de comunicação com o centro de comando e controle do sistema de videomonitoramento, onde cerca de 20 agentes trabalharão por turnos durante 24 horas.

Para que a primeira etapa do sistema seja inaugurada no aniversário da capital, como anunciado no lançamento do projeto, a instalação dos suportes para as câmeras e cabeamento da fibra ótica também estão sendo realizados aos sábados e domingos. O centro funcionará em uma sala do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Segundo a empresa responsável pela instalação do equipamento, a Net Solutions, já foram instaladas oito câmeras em torno do aeroporto e outros locais. As câmeras da Lagoa da Jansen, onde ocorrerão os shows dos 400 anos de São Luís, serão instaladas até o fim da semana. Além da Lagoa da Jansen e da Avenida Litorânea, pontos estratégicos das avenidas dos Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco e do Centro Histórico passarão a ser monitorados por 100 câmeras a partir do dia 8 de setembro.

A escolha dos locais se deve à concentração de agências bancárias, aos índices de criminalidade e ao fato de que esses pontos já têm malha de fibra ótica, o que facilita a instalação do sistema. As 200 câmeras restantes previstas no projeto-base serão instaladas em 2013 em pontos com alto índice de criminalidade nos bairros periféricos.

"As câmeras vão auxiliar nos trabalhos de patrulhamento das viaturas e, consequentemente, possibilitarão melhores resultados no combate à violência. Em testes realizados com as câmeras no Jaracati, conseguimos uma redução de 48% no índice de criminalidade na região. Esperamos que os outros pontos da cidade ultrapassem a redução desse índice", assegurou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, na assinatura da ordem de serviço para a instalação do sistema no mês passado.

Tecnologia - As câmeras que serão instaladas têm tecnologia HDTV, que permite excelente qualidade de captação e transmissão de imagens, como uma TV. Os equipamentos têm capacidade para girar 360º e podem receber sinais de áudio. Estão sendo investidos recursos de R$19 milhões.

Além da instalação dos equipamentos, a SSP realizará a substituição do sistema analógico de comunicação pelo digital, para garantir mais segurança na troca de informações, como já aconteceu em polícias de vários estados.

O projeto prevê obras de ampliação e modernização de uma sala do Ciops em São Luís, para abrigar o centro de comando e controle do sistema de videomonitoramento, onde cerca de 20 agentes trabalharão por turnos durante 24 horas.

Acesso - Segundo os representantes da empresa que fornecerá as câmeras, Marcos Raucci e Márcio Proença, todos os equipamentos têm um botão para que a população acione a central de monitoramento para informar delitos. Pressionando o botão, a pessoa pode repassar à central as informações necessárias para que uma viatura possa ser deslocada até a área.

Diferentemente do que acontece em Fortaleza, onde não houve ampla divulgação da instalação do sistema, o secretário Aluísio Mendes assegurou que uma das preocupações da SSP é fazer uma campanha de divulgação em massa, para que a população saiba como utilizar o equipamento, que permite interação com o centro de monitoramento.

"A participação da população será fundamental par dar celeridade ao trabalho de patrulhamento. Com o monitoramento feito pelos agentes em tempo real e o apoio da população, o patrulhamento tende a se tornar mais eficaz", afirmou Aluísio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.