Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Bancos privados encerram greve, mas continua na rede pública

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bancos privados encerram greve, mas continua na rede pública

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (26), os bancários do Maranhão decidiram encerrar parcialmente a greve da categoria no Estado, após nove dias de paralisação.

Com a decisão da assembleia, a partir desta quinta-feira (27), as agências dos bancos privados voltam a funcionar normalmente. Já as agências dos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia) continuam em greve. 

Mesmo posicionando-se enfaticamente contra a proposta rebaixada de 7,5% oferecida pela Fenaban, a categoria maranhense agiu de forma democrática e acatou a decisão da maioria dos sindicatos do país, que decidiu pelo fim da greve na rede privada e pela continuação do movimento na rede pública. 

Vale ressaltar que as propostas específicas da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia também foram rejeitadas pelos bancários maranhenses. 

Nesta quinta-feira (27) às 18h, será realizada nova assembleia de avaliação, na sede do SEEB-MA, para avaliar e definir os próximos passos da greve nos bancos públicos.