Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Ministério Público interdita praça de eventos do Shopping da Ilha

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ministério Público interdita praça de eventos do Shopping da Ilha

A praça de eventos do Shopping da Ilha está interditada. A medida foi tomada na manhã desta quarta-feira, 19, pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros após inspeção coordenada pelo Ministério Público do Maranhão nas dependências do centro comercial.


Promotora Lítia Cavalcanti e Corpo de Bombeiros

O espaço abriga uma área de lazer infantil e expõe as crianças a um risco iminente de acidentes por conta de uma obra realizada no terceiro piso do prédio.

- É uma situação de perigo às crianças. Trata-se de uma ameaça a vida de pessoas inocentes que estavam expostas, antes da interdição, ao risco real de um incidente fatal – denuncia Lítia Cavalcanti, promotora de justiça de Defesa do Consumidor.

Das 16 saídas de emergência inspecionadas, todas foram consideradas irregulares em relação aos padrões técnicos de segurança. Em uma delas, foi encontrado material combustível em um ponto de fuga.

Outro problema constatado pela Vigilância Sanitária de São Luís é a área de circulação de alimentos. O espaço foi classificado como “área de risco” pelo órgão.

Na área, os restaurantes e lanchonetes recebem os alimentos e descartam o lixo.

- Devido ao risco, toda a extensão deveria contar com piso impermeabilizado e parede com revestimento – explicou a técnica em fiscalização e médica veterinária Regina Froz.

No Shopping da Ilha, a Vigilância Sanitária constatou que o chão é de cimento, com buracos, e as paredes não possuem o revestimento exigido. De acordo com a técnica da Vigilância Sanitária, os padrões técnicos no piso e paredes precisam ser adotados com urgência, pois o risco de contaminação cruzada entre o alimento recebido e o lixo descartado é alto.


Após constatar as irregularidades, o Ministério Público do Maranhão concedeu 20 dias para o centro comercial realizar as adequações. O estabelecimento será inspecionado novamente após transcorrer o prazo.

As informações são do portal Gazeta da Ilha.