Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Moradores denunciam paralisação de obras em bairros de São Luís

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Moradores denunciam paralisação de obras em bairros de São Luís

Moradores de bairros de São Luís denunciaram a paralisação de várias obras na cidade. Segundo eles, a parada nos serviços ocorreu logo após a derrota do atual prefeito João Castelo na eleição de domingo, dia 28. Eles temem que os serviços que foram iniciados não sejam concluídos pelo atual chefe do Executivo municipal.

Uma das obras abandonadas é a do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), no Centro, que foi apontado como uma alternativa para os usuários do transporte público coletivo da cidade. As obras para instalação dos trilhos por onde o VLT deveria passar estão paradas e as máquinas utilizadas para o serviço não estão mais no local.


Na manhã de ontem,  percorreu os locais onde deveriam estar sendo realizadas as obras do VLT, próximo ao Terminal de Integração da Praia Grande e na Avenida Senador Vitorino Freire, e constatou que não havia nenhum operário para dar continuidade aos serviços. Apenas agentes da Guarda Municipal estavam fazendo a segurança do VLT, para evitar possíveis depredações.

Abandono - Nos locais de obras havia sinais que mostravam que os serviços foram abandonados. Próximo ao Terminal de Integração, as vigas que seriam utilizadas para construir a proteção do caminho por onde o VLT passaria estão espalhadas pelo chão. Mais adiante, próximo ao Mercado do Peixe, alguns tapumes e redes de proteção também estão no chão.

Na Avenida Senador Vitorino Freire, a situação é semelhante. O retorno localizado em frente à Capela de São Pedro foi destruído e a pista foi interditada para dar passagem ao VLT. No entanto, não foi dado prosseguimento à atividade e os serviços ficaram inacabados. Mais à frente, o canteiro central da avenida foi destruído e o chão escavado para dar lugar aos trilhos, mas os operários ainda não retornaram para continuar com o serviço. Há algumas semanas, nesse canteiro central, operários arrancaram várias árvores que estavam impedindo a continuidade da obra, fato que revoltou moradores da região.

Circo - Sob alegação de que estava atrapalhando as obras de implantação do VLT, o Circo Cultural Nelson Brito, que ficava ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, foi desmontado e deveria ser construído ao lado do Espaço Cultural, em frente à Praça Maria Aragão, no Centro. Mas o novo circo nunca foi instalado no local.

O desmonte da casa de espetáculos causou protesto de artistas locais, ganhando ampla repercussão nas redes sociais, pois o Nelson Brito era frequentemente palco de shows e apresentações culturais da cidade.

A Prefeitura de São Luís instalou uma placa em frente à Praça Maria Aragão informando à população que a casa de espetáculo seria reerguida naquele espaço. Tapumes foram colocados, indicando que a obras estavam prestes a serem iniciadas, no entanto, com o passar do tempo, eles foram caindo, mostrando que não havia nenhuma obra no local.

Cidade Olímpica - As obras de pavimentação de ruas e avenidas do bairro Cidade Olímpica também foram abandonadas pela Prefeitura conforme denunciaram moradores. Segundo eles, algumas vias receberam a pavimentação, enquanto, em outras, o serviço apenas foi iniciado.


Logo na estrada do bairro foi fixada uma placa com detalhes sobre a atividade que deveria ser realizada no bairro. O serviço de pavimentação feito pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está orçado em R$ 97.978.853,95 e deveria ser executado em 180 dias. Porém, os moradores denunciaram o abandono dos serviços.

Para a dona de casa Maria Divina Nunes, moradora da Cidade Olímpica, as obras serviram apenas para arrecadar votos para a reeleição do atual prefeito. "Com esses serviços, ele queria apenas conseguir mais votos e não ajudar a população", disse.

A opinião foi compartilha pela comerciante Delves Costa, moradora da Forquilha. "Para mim, a nota dele [João Castelo] é zero. Ele começou e agora não terminou os serviços porque perdeu a eleição", reclamou a comerciante, que teme que as obras iniciadas na cidade não sejam concluídas.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que as obras executadas pela Prefeitura estão em andamento. Quanto ao Circo Cultural Nelson Brito, a Fundação Municipal de Cultura aguarda somente a conclusão do processo de licitação da lona do circo para que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) possa iniciar a construção e montagem do equipamento em seu novo espaço, próximo à Praça Maria Aragão. Sobre a pavimentação de ruas e avenidas da Cidade Olímpica, a Semosp informou que as obras estão em andamento.