Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Segurança monta esquema para o período de Natal e de Ano-Novo

domingo, 23 de dezembro de 2012

Segurança monta esquema para o período de Natal e de Ano-Novo

Os quatro plantões de Polícia Civil (Vila Embratel, Cidade Operária, Beira-mar e Cohatrac), na Região Metropolitana de São Luís, estarão funcionando normalmente durante os festejos natalinos e de fim de ano. A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) já montou um esquema especial de reforço para atender a demanda nas unidades.

Cada plantão estará aberto 24 horas para atender o cidadão, registrando todos os tipos de ocorrências criminais. O superintendente da capital, delegado Sebastião Uchôa, afirmou que o quantitativo de policiais civis será mantido em conformidade e contará, além do delegado plantonista, com um escrivão, um motorista e cinco investigadores em cada escala.

O esquema funcionará, no período natalino, até a próxima terça-feira (25). Já para as festas do dia 31, a SPCC seguirá a mesma estratégia, nos dias 29, 30, 31 deste mês e 1º de janeiro de 2013, com o registro de ocorrências nos plantões de Polícia Civil.

“Polícia Civil intensificará o combate a todas as práticas criminosas na cidade. Os plantões estarão dando total apoio nas ações de rua da Polícia Militar. Queremos que o fim de ano seja tranquilo para a toda a população”, disse o delegado Uchôa.

Shows da Virada - Além destes plantões, foi instalado também um ponto fixo para registros de ocorrências na área da Lagoa da Jansen, palco dos Shows da Virada, que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado. Para o local, há um planejamento especial por causa do grande fluxo de público previsto no evento. Paralelo ao plantão especial da Polícia Civil, a Polícia Militar atuará no período compreendido entre os dias 21 e 28, neste local, com um contingente de 194 policiais.

O trabalho na área será realizado também com o uso de barreiras de contensão, torres de observação e câmeras de monitoramento, em uma ação que vai da Avenida dos Holandeses até a Avenida Colores Moreira, com atenção redobrada nos estacionamentos.

O policiamento envolverá operações nos hospitais de emergência, bares e rede hoteleira, barreiras de redução de velocidade, operação Lei Seca, além dos eventos e operações específicas.

Nas áreas de comércio, o trabalho está sendo realizado das 8h às 20h. Somente no Centro de São Luís, são 100 policiais militares atuando, com o trabalho se estendendo a 16 outros pontos comerciais distribuídos nos diversos bairros da cidade. Durante o período de Natal, até o dia 25, a PM trabalha com um contingente de 968 policiais nas ruas.

Delegacia On-line - Além dos plantões, a população conta, também, com o serviço da Delegacia On-line, funcionando em tempo integral, para registrar ocorrências de menor relevância, como perdas, extravios, furtos de documentos, de pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks.

Para utilizar o serviço, basta acessar o endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br. O usuário precisa apenas estar conectado com um computador que tenha acesso à internet, preencher o formulário correspondente ao tipo de ocorrência que quer registrar.

Ao final, será emitido um documento confirmando a validação de sua ocorrência, no e-mail cadastrado no ato da solicitação, com a mensagem: “Seu Boletim de Ocorrência foi aceito”.