Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sujeira e buracos: Calamidades no Terminal do São Cristóvam

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sujeira e buracos: Calamidades no Terminal do São Cristóvam


Passageiros que usam o terminal de ônibus do São Cristóvão, um dos com maior movimentação em São Luís, reclamam das péssimas condições do local. Há buracos na pista, nas plataformas de embarque e desembarque, na sinalização do piso para pessoas com deficiência, além da falta de organização para entrar nos ônibus.

Além disso, banheiros sem condições de uso, lixo espalhado, pichações nas paredes, e o vandalismo, transformam o terminal num caos para os passageiros, que também são obrigados a esperar muito tempo pelos coletivos.

Nos banheiros, as torneiras estão quebradas e há falta d'água. Os mictórios estão imundos, sem falar dos vasos sanitários entupidos. O mau cheiro incomoda os passageiros que aguardam pelos ônibus nas plataformas do terminal.

No terminal passam ônibus que atendem aos bairros da Cidade Olímpica, Cidade Operária, Jardim América e outros adjacentes. Durante a reportagem, o gerente do terminal, identificado como Márcio, tentou impedir o trabalho da equipe. “É difícil. Todo dia é a mesma coisa. Eles não fazem nada para melhorar”, reclamou o pedreiro José Diniz.
Os ônibus passam com dificuldades, pois os buracos que estão espalhados pela pista por dentro do terminal. A calçada está quebrada e o trecho que deveria ser para pessoas com deficiência se transforma em uma ameaça a essa fatia da população.

Maria da Paz, que é mãe de Cristian, que tem deficiência, diz que se deslocar com ele é muito complicado por causa da situação. “É muito perigoso. Ele pode cair e se machucar, pois ele não enxerga direito”, disse a dona de casa Maria da Paz.

Em todas as áreas do terminal há bastante lixo espalhado pelo chão. No local, há lixeiras, mas vazias. Nas filas, não há organização. A lavradora Celina Pereira era uma das que se arriscava para entrar em um ônibus, completamente tumultuado. "Com certeza não vou conseguir cadeira para sentar, mesmo tendo preferência", disse a lavradora.

A Secretaria de Trânsito e Transportes da capital informou que já fez o levantamento das principais necessidades em todos os terminais de integração, e que está aguardando a conclusão do processo licitatório para iniciar a reforma nos terminais.