Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Manisfestantes tem confronto com polícia em protesto na Assembleia

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manisfestantes tem confronto com polícia em protesto na Assembleia

Polícia bota os estudantes para correr à base da porrada e do spray de pimenta

Os manifestantes que estavam em frente à Assembleia Legislativa se dispersaram logo depois do confronto violento com a cavalaria e a Tropa de Choque da Polícia Militar. De acordo com testemunhas, a Polícia partiu para cima dos manifestantes sem motivos, jogando bombas de gás lacrimogênio, batendo com o cassetete e jogando spray de pimenta. Somente após o início da repressão por parte da polícia, algumas pessoas começaram a revidar com pedradas e bombas de murrão.

No meio do tumulto, uma jovem sofreu com a truculência policial ao levar uma queda. Mesmo no chão, o policial insistiu em continuar espirrando o spray de pimenta diretamente no rosto da jovem. Poucas pessoas se mantiveram no local, enquanto um pequeno grupo seguia em direção ao elevado da Cohama e outro pretendia seguir até a sede da Mirante, este porém, se dispersou no caminho. Ao final do confronto na Assembleia, três pessoas haviam sido detidas e uma saiu com graves ferimentos. O trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque que fica em frente a Assembleia teve as duas vias liberadas por volta de 21h. 

A Polícia estima em 50 o número de pessoas que seguiram em protesto. O grupo chegou ao elevado da Cohama e fechou as duas vias da Avenida. O CPM e a Tropa de Choque dispersaram os manifestantes com spray de pimenta e balas de borracha. O trânsito foi normalizado na área.