Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Documentos da Prefeitura de São Luís são encontrados em lixo no Vinhais

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Documentos da Prefeitura de São Luís são encontrados em lixo no Vinhais

Um terreno baldio virou depósito de lixo no bairro Vinhais, em São Luís. Até documentos de órgãos públicos da Prefeitura de São Luís foram jogados no local. A situação foi denunciada pelos moradores.

Uma grande quantidade de material administrativo de órgãos do município. Boa parte de gestões passadas; tudo com selo e a marca da prefeitura da capital. Pastas, livros, panfletos e cartazes, muitos com o nome da Secretaria de Planejamento.

Uma equipe de fiscalização da Blitz Urbana esteve no local, mas assim que avistou a reportagem da TV Mirante, foi embora. “Algumas pessoas, até mesmo da Blitz Urbana, pegaram alguns livros. Também tinha documentos comprometedores, autenticados. Outras pessoas também levaram num saco de nylon, livros de português, de matemática, mas o que mais tinha era revistas de capacitação para o servidor municipal”, detalhou o administrador Alan Kardec Amaral.

O lixo se espalhou pela rua e o vento levou os cartazes para a porta das casas. O terreno já é usado há vários anos como depósito de lixo. “Outras pessoas de fora que vem, porque chegam, olham o lixeiro, então o que acontece? As pessoas vêm e jogam o lixo aí”, disse a aposentada Conceição Soares.

Depois da denúncia dos moradores, a prefeitura mandou os funcionários do serviço de limpeza urbana retirar toda a sujeira do terreno que estava incomodando a vizinhança.

Em nota, a Secretaria Municipal de Planejamento informou que o material encontrado no terreno é da Escola de Governo e Gestão Municipal, e disse que vai averiguar a denúncia.

Confira a nota

"A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), informa que o material encontrado é de procedência da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). Parte do material foi encaminhado para descarte, por ser inservível, com a ocorrência de cupim e mofo. A Eggem esclarece que vai averiguar as denúncias para apurar as responsabilidades e tomar as medidas necessárias"