Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Protesto "relâmpago" por melhorias no transporte público interdita Beira-Mar

sexta-feira, 21 de março de 2014

Protesto "relâmpago" por melhorias no transporte público interdita Beira-Mar

Galhos de árvores foram utilizados para bloquear as duas vias da Avenida Beira-Mar (Gildean Farias/O Imp/D.A Press)

Um protesto que começou sem uma maior organização prévia, mas que em pouco tempo interditou uma das principais vias da capital, a Avenida Beira-Mar, e gerou congestionamentos e interrompeu o fluxo do trânsito, principalmente para quem fazia o sentido São Francisco-Centro.

A manifestação, que reuniu dezenas de pessoas, se concentrou em frente ao Terminal da Praia Grande e era composta por usuários do transporte público de São Luís e, desde às 7h da manhã interrompeu a saída de ônibus do terminal e, aqueles que conseguiram sair, foram impedidos de seguir viagem e assim formaram uma longa fila que chegou até a cabeceira da Ponte do São Francisco. Os manifestantes reclamavam, principalmente, das condições dos coletivos e da demora entre um veículo e outro nas paradas de ônibus.
De acordo com a líder do movimento, Suzana Sanches, de 26 anos, tudo começou quando ela e mais outra amiga, cansaram de esperar o ônibus na parada que fica em frente ao terminal e resolveram ir para o meio da rua, convocar mais pessoas, para juntos reclamarem do serviço. Em pouco tempo, dezenas de pessoas a acompanharam e com galhos de árvore fecharam as duas vias da avenida.

Depois de mais de duas horas de manifestação, os usuários foram informados que uma representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iria ao local, para negociar a liberação da via. A Polícia Militar manteve viaturas e policiais na avenida, mas segundo o tenente Furtado, o objetivo era apenas manter a ordem e evitar que os manifestantes tomassem alguma medida mais violenta.

Com informações de O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.