Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Coluna Extragado

O blog reproduz a coluna publicada semanalmente no irreverente Jornal Extra.

Por Danilo Quixaba



Só um textículo prestou
Todos os ex-governadores e ex-presidentes enchem a boca para dar pitaco sobre qualquer coisa. Possuem autonomia para isso. Ao contestar suas eventuais opiniões, pode-se dizer que se os mesmos fossem aptos a resolver alguma coisa, fariam durante os seus mandados. É o que o senso comum aponta. Que, neste caso, está correto – em caso raro. Fernando Henrique era o maior careta sendo presidente. Depois, bateu palma pra fumador de maconha e se transformou no maior “pra frentex” do PSDB. Zé Reinaldo vez por outra dá uma quebra de asa nos seus posicionamentos. A metamorfose ambulante que tem mostrado ser, é, neste momento, praticamente irrelevante. A não ser pelo fuxico que provocou. Só que há um ponto de lucidez naquele texto, depois de certo tempo de publicado. Apenas uma frase, que nem se refere sobre o pacto das onças, e sim a crise do país, que começou política (por intrigas criadas por figuras que fazem coisas parecidas com o que o próprio Zezito já fez com sua ex-esposa), passou pelo segmento econômico, e agora, social. Social porque tem gente desempregada, na rua, lascada. Tendo que cortar gastos essenciais. Deixando de usar papel toalha para usar aquele papel higiênico fuleiro que fica pregando na bunda.
Decifrem esse endereço
Fica na descida do bairro do Coroado, perto do João Paulo. Só de mal pro carteiro.

Rio dos cachorros ao molho pardo
Comunidade muito distante de São Luís, Rio dos Cachorros é uma praticamente uma colônia de subsistência. Os que não vivem de Bolsa Família, pescam ou plantam algo. Por perto, funciona um açougue... que dispensa o sangue dos bois mutilados para as águas que banham a região. Uma seboseira de doido. Como faz para pescar assim? Antes de morrer, o peixe já vem guisado.
Uma dúvida
Qual a emissora de rádio comercial que teve gente que tirou o seu programa do ar porque o mofo do estúdio não é tirado há mais de 18 anos? Quando o locutor falava “alô, bom dia”, o pulmão já se espocava de alergia.
Outra, de brinde
Por que tem um figurão cineasta que só em São Luís tem três FM’s, várias TV’s no estado, uma rádio no Piauí... e não assume nenhuma? Ele pensa que emissora de radiodifusão é kitnet? Aluga todas as freqüências para terceiros. Cada uma custa, em média, 35 mil por mês. E os que alugam, para quê usam elas? Vender até a alma e massacrar as condições de trabalho dos companheiros operários da comunicação. Arrendamento, quase sempre, é sinônimo de aperreio.
História baseada em fatos reais
Em São Mateus, uma senhora freqüentava domicalmente a missa da Igreja da Matriz. Tinha uma mania feia de ficar cuspindo. Para não fazer isso não chão sagrado da capela, levava um copo. Só que um dia ela escarrou tanto, que o copo encheu. O que ela fez? Bebeu o que tinha dentro, e voltou a cuspir nele. Taí uma pauta bonita pro Maurício Kubrusly fazer pro Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.