Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Escolas da rede municipal recebem a mostra itinerante Maranime

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Escolas da rede municipal recebem a mostra itinerante Maranime

Escolas da rede municipal recebem a mostra itinerante Maranime
Dez escolas da rede municipal receberam a mostra itinerante Maranime na última semana. O projeto, de iniciativa do Instituto Formação, contou com a adesão e o apoio da Prefeitura de São Luís. Na programação, atividades que incluíam exibição de filmes e oficinas de animação, entre outras atividades lúdicas. O objetivo é ampliar o acesso ao cinema e à cultura entre os estudantes da rede municipal, conforme a determinação do prefeito Edivaldo de garantir atenção integral aos estudantes e propiciar momentos de aprendizado através da diversão e da arte.

A mostra itinerante Maranime foi recebida pelas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Olinda Desterro (Vicente Fialho), Senador Miguel Lins (Alemanha), Agostinho Vasconcelos (Pão de Açúcar), José da Silva Rosa (São Bernardo), Nossa Senhora das Mercês (Jacamim), Saraiva Filho (Cajupe), Rosilda Cordeiro (Quebra-Pote), Josefina Serrão (Porto Grande), Raimundo Chaves (Vila Bacanga) e Maria Rocha (Areinha).

"Durante o ano de 2015, firmamos diversas parcerias exitosas com o Instituto Formação, que contribuíram para a aquisição de conhecimentos tanto entre os estudantes como entre os educadores. Além do festival, que já aconteceu com a ampla participação das escolas e apresentação das produções dos estudantes, inclusive com premiações, a rede municipal teve agora uma oportunidade diferenciada de aprendizado e de se familiarizar com o processo de confecção de um filme animado. Agradeço à equipe do Instituto Formação e aos nossos educadores pela dedicação e empenho para o sucesso de mais este trabalho conjunto", disse o secretário municipal Geraldo Castro Sobrinho (Educação).

ATIVIDADES

Na U.E.B. Nossa Senhora das Mercês, situada na comunidade do Jacamim, zona rural de São Luís, os estudantes aprenderam sobre a história do cinema de animação e tiveram a oportunidade de produzir seus próprios filmes animados a partir de diferentes tipos de imagens. A escola adaptou uma sala de aula, transformando-a em sala de cinema para a exibição dos filmes da mostra, com direito a pipoca. "Nossa região fica muito distante do centro da cidade, então poucas crianças têm oportunidade ou mesmo condições financeiras de frequentar uma sala de cinema. Para eles, está sendo um momento maravilhoso, que ainda por cima está agregando conhecimento", ressaltou a gestora Maria de Jesus Araújo Bezerra.


Clarissa Serra de Aquino, 6, estava bem animada com a sessão. "Gostei muito de ter um cinema dentro da escola e de poder participar de tudo. Os filmes são bem engraçados", contou. Aline de Sousa Campos, 10, estudante do 4° ano da U.E.B. Nossa Senhora das Mercês, também ficou empolgada com a oficina e agora alimenta o sonho de ser fotógrafa e, um dia, produzir sozinha sua própria animação. "Quero aprender direitinho todos os passos, achei muito legal participar. São várias fotos que juntas dão movimentos e contam uma história. É fantástico", disse a menina.

A oficina de animação foi ministrada pelo coordenador do Instituto Formação, Fábio Cabral. Ele explicou que o projeto busca educar através do cinema de animação, promovendo a reflexão dos jovens sobre sua vida e papel na sociedade, bem como conscientizar sobre o poder de articulação na coletividade. "Se as crianças não podem ir ao cinema, o cinema vai até as crianças. Essa é uma das mais importantes etapas do projeto: disseminar o audiovisual dentro das escolas públicas. Torná-los protagonistas, e sensibilizá-los para o fato de que que é possível ver e fazer uma animação mesmo sem muitos recursos ", disse.

PREMIAÇÃO


A mostra culminou com a solenidade oficial de premiação da U.E.B. Maria Rocha. A animação "Desconectados", produzida pelos estudantes Samuel Arcanjo Alves de Oliveira, Emerson Guilherme Sodré Freitas e Rheuryod Makley Macena Cunha, do 8º ano da escola, foi a vencedora do III Festival Maranhense de Animação (Maranime) na categoria "Maranime nas escolas". A mostra envolveu 27 curtas-metragens produzidos por estudantes de unidades de ensino da rede municipal de São Luís e também do interior. Como prêmio, a escola recebeu um notebook, uma câmera fotográfica digital e um kit de material para produção de animação.

A entrega foi feita por Giselle Bossard, produtora do Festival Maranime, que parabenizou os alunos participantes do Projeto e agradeceu à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a parceria. "Essa oportunidade que os estudantes tiveram só foi possível graças à Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, que esteve conosco todo o tempo e é responsável direta pela realização do Festival nas escolas", declarou.

Giselle destacou ainda o empenho dos alunos que participaram das oficinas. "Isso é só o começo, um despertar. Espero que tenha marcado positivamente a vida de muitos estudantes. E a nossa intenção é que os alunos multipliquem o conhecimento que aprenderam nas oficinas, ensinando para os outros alunos as técnicas de animação que aprenderam", disse a produtora.

"Eu não sabia que poderíamos ir tão longe e ganhar o primeiro lugar do festival. Foi uma surpresa para todos nós e para nossas famílias, que comemoram até hoje e estão todos muito orgulhosos", falou Samuel Arcanjo, um dos estudantes premiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.