Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coronel Pereira vai assumir o comando da PM do Maranhão

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Coronel Pereira vai assumir o comando da PM do Maranhão

O coronel Marco Antônio Alves, vai deixar o Comando da PM Maranhense. O Governo do Estado, já anunciou até o nome do substituto, coronel José Frederico Gomes Pereira, conhecido como coronel Pereira, que atualmente comanda  o policiamento especializado da Polícia Militar. 

Marco Antônio Alves, vinha sendo alvo de muitas críticas da tropa, parentes de militares, de representantes de várias entidades da PM do Maranhão e de boa parte da população. 

Os últimos acontecimentos em Bacabal podem ter contribuído para a mudança no comando da briosa.  No 15º BPM, o comandante foi acusado de praticar agressões e ameaças contra o Cabo Bandeira e o Advogado Juscelino Farias, fato registrado na sexta-feira(8 de janeiro).

Em menos de uma semana da confusão, o ex-comandante do Batalhão de Bacabal,  Miguel Neto, praticamente recebeu uma promoção para assumir a chefia do estado maior da instituição, cargo determinado por meio de uma portaria assinada pelo Coronel Alves.

A nomeação não pegou bem, repercutiu negativamente em todos os segmentos da população, principalmente dentro da Polícia Militar Maranhense. Foram muitas críticas por meio das redes sociais, imprensa e população. Em Bacabal, chegou a causar revolta de alguns segmentos.

Sem contar os últimos acontecimentos, início de ano violento, com uma média histórica de ações criminosas contras agências bancárias em várias partes do Maranhão. 

O Governo Estadual divulgou uma nota rápida informando a substituição do comandante Alves. Leia...

O coronel José Frederico Pereira assumiu, nesta quarta-feira (13), o comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em substituição ao coronel Marco Antônio Alves. O subcomando geral será ocupado pelo coronel Jorge Luongo, substituindo Ismael Fonseca. Veja o perfil dos novos comandantes:

Coronel Pereira

Com trajetória militar nas Tropas Especiais, a carreira do coronel Pereira começou no Exército, e, hoje, conta com 24 anos de Polícia Militar, tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira, como Operações Especiais no BOPE, Guerra na Selva no Exército e Segurança de Autoridade, realizando na Espanha. Foi membro da Força Nacional no Pan Americano e é instrutor da academia de Polícia. Coronel Pereira estava no Comando de Policiamento Especializado (CPE).

Coronel Luongo

Há 23 anos na Polícia Militar, Coronel Luongo se formou na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo bacharel em Segurança Pública. Ele tem, ainda, especialização em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, tem formação na área de Polícia Comunitária e na área de Tecnologia da Informação. Antes de assumir o subcomando da PM, estava exercendo o cargo de diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.