Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mobilização contra o mosquito comandada pelo Detran

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mobilização contra o mosquito comandada pelo Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) entrou na luta contra o mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya, com a realização de mutirões periódicos de limpeza e visitas de agentes de endemias aos pátios de veículos do órgão, em São Luís e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no estado.

 

Nesta quarta-feira (24) haverá mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no pátio da 2ª Ciretran, no município de Caxias. O pátio possui cerca de 350 veículos recolhidos, sendo 300 motocicletas e 50 automóveis, entre os quais, várias sucatas, onde o risco de surgimento de focos de larvas do mosquito é maior. O trabalho será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da vigilância epidemiológica.

 

Na semana passada foi encontrado um foco do mosquito, durante inspeção no pátio da 6ª Ciretran, em Chapadinha. “Por causa da grande quantidade de carros e motos retidos atualmente, temos que manter uma vigilância constante. Ao encontrarmos o foco, foi providenciado imediatamente o tratamento, eliminando a possibilidade de proliferação do mosquito”, explica a chefe da Ciretran no município, Eney Célia da Ponte.

 

Em Grajaú, o combate ao mosquito Aedes aegypti entrou na rotina da Ciretran. “Sempre que chove, fazemos um mutirão para inspecionar todo o pátio de veículos. Cobrimos com uma capa plástica as sucatas e carros amassados, onde é mais comum surgirem os focos do mosquito. A cada 15 dias, agentes de endemias vêm inspecionar a área”, informa o chefe da Ciretran, Lourival Chaves.

 

Nas Ciretrans de Timon, São João dos Patos e Imperatriz foram realizadas reuniões, esta semana, para firmar parcerias com instituições e traçar estratégias conjuntas de combate ao mosquito nos pátios. Em Imperatriz, o trabalho vai contar com a ajuda de soldados do Exército Brasileiro e, em São João dos Patos, a sociedade civil organizada participa das ações, por meio de entidades, como o Rotary Club.

 

“Esse trabalho de inspeção em nossas instalações, além de preservar a saúde dos funcionários e usuários do órgão, ajuda a proteger também a população que reside próximo aos pátios do Detran-MA, em São Luís, e no interior do Estado”, explicou Antonio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.