Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: SEMED aposta no diálogo

domingo, 28 de fevereiro de 2016

SEMED aposta no diálogo


Prefeitura reforça agenda de diálogo com professores da rede municipal
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou esta semana mais uma mesa de diálogo com representantes do sindicato de professores da rede municipal. O objetivo é consolidar a mesa permanente de negociação, montando um cronograma de encontros periódicos de modo a atender, gradativamente, aos anseios dos educadores. Durante o encontro, a Prefeitura apresentou medidas relacionadas às questões de segurança escolar, transporte e infraestrutura das unidades de ensino.

A proposta da Prefeitura é promover reuniões ordinárias mensais com o sindicato de professores, com o agendamento de encontros extraordinários quinzenais nos casos necessários. Participaram da reunião o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa; os secretários adjuntos de ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, e de Administração e Finanças, Carlos Alberto Costa; além dos superintendentes e a equipe técnica da Semed. O sindicato dos professores foi representado pela presidente Elisabeth Ribeiro Castelo Branco e pela comissão eleita em assembleia.

AÇÕES

Na ocasião, a Prefeitura informou à comissão de educadores que o serviço de vigilância nas escolas está em fase de conclusão de licitação, e que deverá ser reimplantado nas escolas a partir do mês de março. A lotação dos vigilantes nas unidades de ensino deverá ser feita de forma gradativa, obedecendo a um cronograma que identificará os casos de mais urgência e vulnerabilidade. A Semed convidou o sindicato de professores para acompanhar e auxiliar na montagem dessa lista, a partir da montagem de uma comissão.


Em paralelo ao aumento da vigilância, a intenção é estruturar também um serviço de inteligência, a ser executado pela Superintendência da Área de Segurança Escolar (Sase) da Semed. O objetivo é identificar pontos de tensão no entorno das escolas, prevenindo as ocorrências de invasão e depredação do ambiente escolar.

Outro ponto debatido foi o processo de requalificação estrutural dos prédios escolares - processo que será intensificado a partir de um cronograma de melhorias que levará em conta a quantidade e o tipo de reparos necessários, bem como a demanda de estudantes da área. Inicialmente, deverão ser contempladas pelo menos seis Unidades de Educação Básica.

DIÁLOGO

O secretário Moacir Feitosa ressaltou a disposição da Prefeitura de São Luís para o diálogo e o avanço efetivo nas demandas relacionadas à educação. "O prefeito Edivaldo está disposto a solucionar todas essas questões o mais rápido possível. Peço o apoio dos professores para avançar. Já estamos tomando as medidas necessárias para consolidar as conquistas e resolver as situações que ainda persistem", disse o secretário.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.