Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: É importante preservar

sábado, 2 de abril de 2016

É importante preservar

Prefeitura de São Luís inicia plantio de mudas frutíferas e paisagística na cidade
A Prefeitura de São Luís deu início na manhã desta quinta-feira (1º), na Lagoa da Jansen, ao programa de plantio de mudas frutíferas e paisagísticas que ocorrerão em vários locais da capital. A ação está sendo realizada conjuntamente pelas secretarias municipais de Governo (Semgov), por meio do Programa Todos por São Luís, de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), de Educação (Semed) e a Subprefeitura do Centro Histórico e se estenderá até o fim do ano, em plantações que serão feitas por alunos da Casa Familiar Rural.

Segundo o subprefeito Fábio Henrique Carvalho, o programa executado pela gestão do prefeito Edivaldo conta com mais de mil mudas da zona rural, adquiridas pela Subprefeitura do Centro Histórico, que serão plantadas, a princípio, na Lagoa da Jansen, Litorânea e no Centro de São Luís (Praças a Anel Viário). "Por orientação do prefeito Edivaldo, o intuito é arborizar a cidade com árvores frutíferas e paisagísticas, levar sombra e vida para vários pontos da cidade", disse Fábio Henrique.

Segundo a secretária adjunta da Semapa, Cristiane Guedelha, o planejamento na Lagoa da Jansen é ornamentar e criar sub-bosques, a fim de urbanizar os locais que mais precisam, onde há poucas árvores e que já apresentam desertificação.


"Iniciamos um projeto de fundamental importância tanto no aspecto climático, com a arborização para São Luís, quanto para as pessoas que moram aqui que ganharão uma paisagem e desfrutarão de locais mais agradáveis", disse Cristiane Guedelha. "Essa ação compartilhada, no qual a Semed foi convidada, faz parte da nossa pedagogia de alternância da Casa Familiar Rural e é de suma importância para os meninos e meninas que participam do projeto", completou a gestora da Casa Familiar, Samara Viegas, que estava acompanhada das integrantes da coordenação do Programa Todos Por São Luís, Denise Albuquerque e Graça Moura.


PLANTIO

A primeira estudante da Casa Familiar a plantar uma das mudas na Lagoa da Jansen, nas proximidades da Arena de Beach Soccer, foi a adolescente Ludielle Silva Ribeiro, de 14 anos. "É sempre gratificante saber que daqui a alguns anos esta árvore estará aqui dando sombra para as pessoas", descreveu enquanto ajeitava a muda de mangueira na terra. "Estamos fazendo na prática o que aprendemos na teoria nas aulas da Casa Familiar Rural", enfatizou a aluna Jaqueline Lopes Lima, de 14 anos, moradora do Arraial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.