Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Novo posto da Justiça Eleitoral é inaugurado no Viva João Paulo

terça-feira, 19 de abril de 2016

Novo posto da Justiça Eleitoral é inaugurado no Viva João Paulo

 Os eleitores de São Luís têm agora um novo espaço para acessar serviços da Justiça Eleitoral. No início da tarde desta segunda-feira (18) foi inaugurado, na unidade do Viva do João Paulo, o novo posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) mais uma opção para atualização do cadastro eleitoral.


A inauguração contou com a participação do diretor-geral do Viva, Duarte Júnior; do corregedor do TRE/MA, desembargador Raimundo Barros; além de técnicos e servidores dos dois órgãos. O posto funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com oito kits biométricos instalados e capacidade para atender 240 pessoas por dia.


“O objetivo é ampliar o atendimento do TRE/MA dentro das unidades do Viva, incluindo mais esse serviço que é essencial para efetivação da participação popular nas decisões políticas do nosso estado e efetivação da cidadania. Atualmente já temos TRE instalado nas unidades do João Paulo e Jaracati, em São Luís, e também em Imperatriz e Presidente Dutra”, afirmou Duarte Júnior.


Mesmo sendo o primeiro dia do funcionamento, muito eleitores já procuraram o novo posto para regularizar sua situação eleitoral e também para atualizar os dados cadastrados da Justiça Eleitoral. Foi o que fez Mara Pinheiro, manicure e moradora do bairro Rio Grande, da região do Maracanã. Ela descobriu que possuía uma multa e aproveitou para regularizar sua situação e fazer a biometria.


“Eu vim aqui para buscar outro atendimento e acabei resolvendo minha situação com a Justiça Eleitoral. Para mim foi uma ótima surpresa esse novo atendimento aqui. Fiz também a biometria. Agora estou pronta para votar”, disse Mara.


Vale lembrar que, devido ao período eleitoral, estes serviços só estarão disponíveis até 4 de maio. Após essa data, o cidadão terá que aguardar até novembro para resolver pendências e ficar quite com a Justiça Eleitoral.


“Está se aproximando a data do fechamento do cadastro e quanto mais opções de locais de atendimento pudermos oferecer, vamos fazê-lo com vistas a facilitar o acesso do eleitor aos serviços que prestamos. Uma prova disso é a reabertura deste posto aqui no Viva João Paulo”, explicou o desembargador Raimundo Barros. 

 

Documentação necessária

Para realizar o cadastramento biométrico ou alteração de dados cadastrais é necessário apresentar o documento de identificação original e comprovante de residência atualizado também original.


Para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário apresentar originais e cópias do documento de identificação, comprovante de residência atual e comprovante de alistamento militar (homens entre 18 e 45 anos). Para transferência de município, o eleitor deve apresentar original e cópia do documento de identificação e do comprovante de residência com pelo menos 3 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.