Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Lei Seca autua mais de 100 motoristas por alcoolemia em São Luís

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Operação Lei Seca autua mais de 100 motoristas por alcoolemia em São Luís

A Operação Lei Seca, realizada no último fim de semana, flagrou 111 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool na capital maranhense. Desse total, 15 fizeram o teste do bafômetro e 96 se recusaram, o que implica em infração por alcoolemia. A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em parceria com a Polícia Militar, por meio da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind).


A diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, que acompanhou a operação, afirmou que os resultados são importantes e que apontam para a manutenção das ações. “Em razão do número elevado de autuações por alcoolemia, vamos intensificar as fiscalizações em São Luís. Temos que trabalhar para garantir a paz no trânsito e a operação Lei Seca tem contribuído bastante para a redução de acidentes”, declarou.


A operação Lei Seca foi iniciada na sexta-feira (15), na área do Parquinho da Avenida Litorânea, e continuou no sábado (16), na Avenida dos Holandeses, e no domingo (17) uma blitz foi montada na Avenida Carlos Cunha. Nos três dias, foram lavrados 181 autos de infração.


“O que se observa é que ainda falta consciência dos motoristas em relação à mistura de álcool e direção. Em um único dia, de 165 abordagens, somente 115 pessoas fizeram o teste do bafômetro, ou seja, foram 50 recusas, um número muito alto”, destaca o tenente Jaldin, comandante da operação na sexta-feira.


De acordo com o comandante, na madrugada de sábado, um motorista foi conduzido à delegacia, por apresentar teste do bafômetro com resultado de 0,8mg/l (miligramas de álcool por litro de ar), quantidade acima de 0,33 mg/l, limite para que a infração também seja considerada crime de trânsito.


Durante toda a operação, 433 pessoas foram abordadas e 358 fizeram o teste do bafômetro. As fiscalizações do fim de semana também tiraram das ruas 22 veículos irregulares, 15 carros e 7 motos.

 

Bom exemplo

A esteticista Deija Célia fez o teste do bafômetro pela primeira vez na operação deste fim de semana. Ela obteve o resultado de 0,00 mg/l e queria deixar o exemplo para os demais motoristas. “Temos que lutar por um trânsito mais seguro. Depois do acidente, nenhuma punição pode restaurar os males que podem vir dessa violência”, comentou.


O garçom Edvar de Sousa, que lida com várias pessoas que insistem em dirigir depois de beber, disse que já viu muita gente sofrer acidentes e confessou que deixou de consumir bebida alcoólica por esse motivo. “As pessoas acham que o acidente nunca vai acontecer com elas. Acho que as operações da Lei Seca devem continuar em avenidas que passam nestas áreas de bares e restaurantes, só assim, o trânsito ficará mais seguro”, opinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.