Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Praça do Portinho: mais uma etapa concluída

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Praça do Portinho: mais uma etapa concluída

Prefeito Edivaldo entrega segunda etapa da reforma da praça do Pescador, no Portinho
"Além da reforma que hoje entregamos à população, que é a segunda etapa de mais um importante trabalho da nossa gestão, realizamos um ampla intervenção paisagística. Por meio desta obra, transformamos um espaço de vulnerabilidade social em uma área de convivência para toda a comunidade do Desterro, Praia Grande e adjacências", afirmou o prefeito Edivaldo, durante a entrega da segunda etapa da reforma da Praça do Portinho. A obra foi entregue à população durante solenidade realizada no início da noite deste sábado (18). 

A antiga Praça do Pescador deu lugar a um cenário completamente novo, somando-se às ações de recuperação de espaços públicos desenvolvidas pela atual gestão. Desde o início da administração do prefeito Edivaldo, a Prefeitura de São Luís já contabiliza mais de 20 praças totalmente reformadas e entregues à população, em bairros como Camboa, Vila Palmeira, Cohab, Cohatrac, Turu e Cidade Operária, entre outras localidades. 

No caso da Praça do Pescador, o projeto foi inteiramente elaborado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), sob a supervisão da Superintendência do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As intervenções foram executadas por meio de parceria entre Prefeitura e Iphan.


A segunda etapa do projeto de requalificação da Praça do Pescador ganhou reforço também do Instituto de Paisagem Urbana (Impur) que, por meio do programa São Luís Cidade Jardim, articulou parceria com a Senza Frontiere - Onlus, uma fundação Italiana, que adotou o espaço por seis anos. A adoção faz parte de um dos eixos do programa "São Luís, Cidade Jardim", que estimula a parceria de empresários e investidores na conservação e reforço no paisagismo de espaços públicos.

PAISAGISMO

A arborização da Praça do Pescador contou com o plantio de 20 palmeiras imperiais, 10 palmeiras reais e cinco patas de elefante. O plantio foi realizado pela equipe do Impur em toda a extensão da praça. Além das melhorias na arborização do espaço público, a Subprefeitura do Centro implantou 24 novos bancos de madeira em toda a extensão da praça e 38 novos postes com iluminação LED.

"A praça se tornou um espaço realmente adequado para o lazer e a convivência dos moradores. Com os serviços realizados, o prefeito Edivaldo garante para esta população uma área mais bela, mais útil, mais segura e humanizada", destacou o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho.

O presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, destacou a participação dos moradores em todo o processo, inclusive de manutenção do local. "A recuperação do espaço contou com a parceria da comunidade que, em diálogo com a Prefeitura, elencou quais as principais demandas da população para a praça. Houve um treinamento e os próprios moradores vão ajudar na conservação deste local", explicou Aquiles Andrade, lembrando ainda que o logradouro tinha um estigma negativo antes das obras de reforma e revitalização. "Hoje, é uma área bonita que vai dar mais qualidade de vida para os moradores dessa região da cidade", pontuou.

COMUNIDADE


Quem mora no bairro parabenizou a ação da Prefeitura. A vendedora Maria Alice de Jesus dos Santos, 34 anos, disse que nunca viu o local tão bonito e espera que todos colaborem para mantê-lo limpo. "É uma obra que foi entregue para nós. Agora a gente pode vir para cá para conversar, fazer alguma atividade sem medo. Antes isso aqui era feio e perigoso, hoje a gente tem uma praça bonita e segura", disse.

"Uma outra praça nasceu no bairro", avaliou a dona de casa Mirtes Oliveira, 28 anos. Com a reforma, ela diz que agora se sente mais segura em ir ao local. "Eu não gostava muito porque era feio, mal cuidado e inseguro. A]gora, a praça está realmente bonita. Dá gosto de a gente ver", disse.

MANUTENÇÃO


A Prefeitura vai assegurar os serviços de jardinagem, poda e limpeza permanentes do local - ação que deverá ter a parceria da comunidade, no sentido de colaborar com a limpeza e conservação do espaço. O local conta ainda com uma guarita de segurança, ponto de apoio de equipes da Guarda Municipal. 

MEMÓRIA

A obra entregue à comunidade do Desterro é a segunda etapa da requalificação da Praça do Pescador. A primeira etapa, entregue em 2015, contou com a parceria do Governo do Estado. Naquela fase dos trabalhos, a praça, além das melhorias estruturais, recebeu uma quadra poliesportiva e diversos aparelhos para prática de atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.