Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeitura de Paço do Lumiar faz uma avaliação da saúde e educação do município

terça-feira, 19 de julho de 2016

Prefeitura de Paço do Lumiar faz uma avaliação da saúde e educação do município

Paço do Lumiar avançou consideravelmente nos últimos anos quando se fala em Educação e Saúde. Um dos maiores feitos realizados pela gestão foi o salto significativo no número de alunos matriculados nas 69 escolas da rede de ensino do município. 

Isso foi possível pela visão estratégica de planejamento dos trabalhos realizados pela gestão. Nesses três anos, o município recebeu as unidades escolares que pertenciam ao Estado, à maioria funcionando em condições precárias, com destaque para a José Maria Ramos Martins, Bandeira Tribuzzi e Marly Sarney que foram modernizadas para receber os alunos. 

Soma-se ainda as 23 escolas que foram totalmente reformadas e entregues à população luminense pela atual gestão municipal, proporcionando revitalização dos espaços escolares como mecanismo de integração da comunidade local, oferecendo ambiente de lazer e de ensino com qualidade. Outro projeto importante foi a regularização das Escolas Comunitárias. Hoje são 12 pólos, que recebem diariamente 23 mil estudantes, entre crianças e jovens.

Além disso, a gestão também buscou oferecer espaços físicos de lazer para o incentivo ao esporte no município, construindo 5 quadras poliesportivas, que devem entrar em funcionamento nos próximos 30 dias. Uma delas, localizada no bairro da  Vila Cafeteira, já com 90% do projeto finalizado, serve como modelo para as outras que também estão em andamento.

Em relação à Saúde, uma das maiores lutas encampadas pela administração é quanto à reforma e ampliação da Unidade Mista do Maiobão, de responsabilidade do Governo Estadual. Por ser ciente da importância daquela casa de saúde para a população, ele tem sido insistente em cobrar de Flávio Dino, um posicionamento e o início imediato das obras, e garantiu que passa a administrar a unidade, depois de entregue à comunidade.

Umas das primeiras medidas tomadas, ainda em 2013, foi à criação da Central de Marcação de Consulta e a mudança no funcionamento e a modernização da estrutura do CSU, onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no Maiobão. O local foi transformado em um verdadeiro complexo de especialidades médicas. Por lá, os moradores contam com atendimentos em Pediatria, Oftalmologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia e Fisioterapia, entre outros. As instalações foram adaptadas às condições de acessibilidade, para que hoje qualquer cidadão de Paço do Lumiar possa utilizar os serviços com eficiência.

 A sede do município ganhou o Centro de Especialidade e Diagnóstico, que atende diariamente a 360 pessoas com o que há de mais moderno na medicina, com os mais diversos especialistas e a realização de exames laboratoriais, como raio –x e ultrassonografia

Paço do Lumiar possui 17 unidades básicas de Saúde (UBS), que fazem o atendimento primário e preventivo mais humanizado e com mais qualidade nas comunidades luminenses. Em 2012, eram apenas 10 para abranger toda demanda do município.  As próximas localidades a serem beneficiadas são as da Maioba, do bairro Safira, do Novo Horizonte e das Mercês, esta última, já com os trabalhos bastante adiantados. Todo esse pacote de ações que devem estar finalizados em breve foi possível por conta de um trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido com responsabilidade e compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.