Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Marcial Lima denuncia poluição na Reserva do Maracanã

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Marcial Lima denuncia poluição na Reserva do Maracanã

O vereador Marcial Lima (PEN) denunciou, na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, a atual situação da área da Reserva do Maracanã, na zona rural da capital maranhense. Em seu discurso, Marcial destacou que, apesar de o local ser uma área de preservação ambiental, os índices de poluição aumentaram drasticamente. Um dos principais motivos apontados pelo vereador para o crescimento dessa problemática foi a construção de condomínios do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que possuem estações de tratamento “comprometidas”.

Marcial Lima alertou para o perigo desse esgoto ser, constantemente, lançado nos riachos da Reserva do Maracanã. Além de prejudicar significativamente o meio ambiente, pode influenciar de forma negativa a vida das pessoas que moram nas adjacências. Ele lembrou que a culpa não é necessariamente dos moradores dos condomínios, mas das empresas que construíram as moradias, uma vez que as estações de tratamento não foram feitas de forma adequada.

Por essas razões, o vereador mostrou-se preocupado com o futuro dos moradores do Maracanã e dos bairros próximos. Tanto que fez questão de chamar a atenção sobre o tema às autoridades.  

“Fizemos uma denúncia sobre a poluição, o lançamento de dejetos na Reserva do Maracanã, uma área de preservação permanente e que vem sofrendo com o lançamento de uma rede de esgoto de alguns condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’. As estações de tratamento dos condomínios estão comprometidas. Como não foram feitas de forma adequada, o esgoto é lançado nos riachos, na área de preservação. Fiz um pronunciamento recomendando uma grande discussão sobre o assunto e chamando atenção do Ministério Público, Procuradoria do Meio Ambiente e das secretarias de Meio Ambiente, tanto municipal quanto estadual”, afirmou o vereador do PEN.

Festa da Juçara

Durante sua participação na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marcial Lima também aproveitou para destacar a Festa da Juçara, evento tradicionalmente realizado no mês de outubro na capital maranhense. Para o parlamentar, é importante que a prefeitura e o governo do Estado possam incentivar a realização da festa. 

Mas, além da questão financeira, é fundamental encontrar soluções para que o Parque da Juçara deixe de ser ocioso nos meses que antecedem a tradicional festa do Maracanã.

“Cobramos apoio da prefeitura e do governo do Estado à Festa da Juçara com mais precisão. O evento ocorre em outubro, mas pela condição que tem, o Parque da Juçara poderia funcionar o ano inteiro, dando mais oportunidade de trabalho às pessoas. Existe, inclusive, uma Lei Municipal que inclui no calendário de eventos da cidade a Festa da Juçara. É uma festa que pode ter incentivo do governo municipal e do governo do Estado financeiramente porque é uma organização reconhecida, inclusive, pela Câmara Municipal da cidade. Fica aqui o nosso alerta”, concluiu Marcial Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.