Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Rebelião deixa mortos e feridos em presídio de Aparecida de Goiânia

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Rebelião deixa mortos e feridos em presídio de Aparecida de Goiânia

Detentos do regime semiaberto fizeram uma rebelião na tarde desta segunda-feira (1º), na Colônia Agroindustrial, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Segundo informou ao G1 o coronel Divino Alves, comandante da Polícia Militar de Goiás, ao menos nove presos foram assassinados em confronto com outros reeducandos. Ainda conforme a corporação, uma rixa entre grupos rivais provocou o motim e os homicídios.

Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que existem, pelo menos, dez outros presos feridos. Eles foram encaminhados ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) também foi chamado para ajudar no socorro médico.

Alves afirmou ainda que houve fuga de presos, mas não sabe precisar quanto ao total. Além disso, ele explicou que cerca de 20 reeducandos já foram recapturados. Ele explicou que a rebelião começou por volta das 14h e já foi controlada cerca de duas horas depois.

"A Polícia Militar e o Sistema Prisional estão envolvidos nessa situação visando a normalidade do sistema", disse o comandante.

Rixa entre alas

Em nota, a assessoria da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) informou que a rebelião foi provocada depois que presos da ala C invadiram a ala B, onde ficam detentos rivais. Nesse momento, a unidade prisional foi incendiada.

Os bombeiros foram acionados para atuar no combate ao fogo, que formou uma grande nuvem de fumaça.

Agentes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) atuam no local com apoio do Batalhão de Choque e do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), ambos da vinculados à Polícia Militar. Por volta das 16h, a situação foi controlada.

(Informações do Portal Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.