Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: 21º BPM inicia operação e desarticula uma das maiores quadrilhas do Estado do Maranhão

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

21º BPM inicia operação e desarticula uma das maiores quadrilhas do Estado do Maranhão

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do 21º Batalhão, iniciou na noite da última quarta-feira (21), por volta das 23 horas, uma operação coordenada e apoiada pelo Sistema de Segurança Pública, comandada pelo CPU da Unidade, Asp. Guilhon, com as guarnições do Grupo Tático Móvel, VTRs da Ribeira, Maracanã, Quebra-Pote e Esquadrão 21, resultando na prisão de Rodrigo Santana Mendes, 27 anos; José Carlos Gonçalves, 58 anos; Valbenor Costa Almeida, 28 anos; Éder Carvalho Almeida; Edmílson Silva Macedo, 36 anos; José Benedito Lisboa, 67 anos; Wendell Gleidson Viana Araújo, 35 anos; Luciano Fábio Farias Rangel; Fernando Paiva Moraes Júnior; Joaquim Pereira de Carvalho Filho; Rogério Sousa Garcia, autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, armazenamento de mercadorias contrabandeadas.

Diante das informações levantadas, as equipes policiais  deslocaram-se ao Bairro do Arraial, onde, possivelmente, chegaria uma mercadoria via marítima e que, lá, estariam caminhões prontos para realizar o transbordo da carga contrabandeada, e que essas cargas estariam sob a proteção de policiais civis e militares.

Durante o deslocamento das guarnições, foram feitas abordagens ao veículo Corolla prata e verificado que, no interior do automóvel, estava um delegado, o qual foi indagado sobre o que fazia pelas redondezas àquela hora, tendo respondido que estaria avaliando um sítio para aquisição. Em razão da necessidade de continuar as buscas pela carga e possíveis receptores, deslocaramo-se para o local indicado, deixando o delegado sob os cuidados da Equipe do Choque, que estava em apoio à operação. Em comboio, as VTRs do 21º BPM chegaram ao local de destino e observaram, pelas frestas do portão do sítio, um intenso movimento de pessoas no interior do local, que também possuía um porto particular e clandestino.

De imediato, as guarnições se propuseram, com o risco iminente a qualquer retaliação, a pular o muro e fazer incursões no sítio. Com a abertura do portão, os outros PMs entraram no terreno, começando, assim, uma intensa correria que culminou na fuga de uma grande parte dos suspeitos presentes no local, uns a pé e outros usando embarcações. Foi feito, ainda, a prisão de sete pessoas com armas de fogo e munição, vários veículos com caixas de uísque e duas carretas, sendo uma com caixas de cigarro e a outra vazia.

Logo após a varredura do local, apareceu um oficial PM com mais três pessoas que se diziam ser PMs, todos sem farda na ocasião. O referido oficial pediu liberação de um dos suspeitos, o que foi negado. Logo depois, ele se retirou do local e, na saída do Arraial, a equipe do Choque fez a retenção do oficial.

Após a apreensão da carga no porto clandestino no Bairro Arraial e da prisão dos militares envolvidos, o GSA da equipe do 21º Batalhão com informações sobre mais locais de armazenamento das mercadorias contrabandeadas, especificamente cigarros e uísque, deslocou-se até a Vila Esperança, na rua conhecida como Rua das Bombas e, no galpão, foi feita a apreensão do restante da mercadoria, muitas caixas de cigarros, uísque, um veículo tipo caçamba que transportava essa mercadoria foi parte do que tinha sido descarregado no porto do sitio no Bairro do Arraial.

Por fim, os veículos, assim como toda a mercadoria e os acusados, foram encaminhados à Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) e apresentados para serem tomadas as medidas cabíveis, contudo sem lesões corporais.

(Informações da SSP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.