Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate lavagem de dinheiro praticada por foragido

terça-feira, 15 de maio de 2018

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro praticada por foragido

A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (15/5), a Operação Mentionica, que se trata de um desdobramento de prisão, em flagrante, por evasão de divisas, que aconteceu no último dia 16/4, de indivíduo abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na rodovia BR-101, quando transportava USD$ 20 mil, diversas outras moedas estrangeiras e uma caixa com medicamentos entorpecentes, muitos usados no golpe conhecido como "Boa Noite, Cinderela". Ele voltava de viagem ao exterior, sem que tivesse comunicado à repartição federal competente que portava tais valores.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, na cidade de Blumenau (SC), expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis (SC), especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

No decorrer das apurações, foi averiguado que o investigado utilizava nome falso e que havia sido condenado pela Vara Criminal de Matinhos (PR) há cerca de 20 anos. Desde então, usava diversas identidades falsas para não se apresentar à Justiça brasileira. Há indícios de que teria se evadido do Brasil e confeccionado passaporte falso, tendo sido deportado da França após ter cumprido pena privativa de liberdade pela prática de roubo, quando reduzia a capacidade de resistência de suas vítimas, dopando-as, no golpe conhecido como "Boa Noite, Cinderela".

Foi apurado que o investigado teria praticado outros crimes utilizando nomes falsos, e que ele e sua companheira estariam movimentando recursos consideráveis, inclusive transitando pelas fronteiras com o Uruguai e Paraguai,.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.