Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal desarticula esquema de fraudes em benefícios previdenciários

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Polícia Federal desarticula esquema de fraudes em benefícios previdenciários

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (28/8), a Operação Custo Previdenciário para combater fraudes na Previdência Social, em São Paulo. Participaram da operação o Ministério Público Federal e a Previdência Social que, com a PF, formam a Força-Tarefa Previdenciária.

Foram cumpridos, em Campinas (SP), 10 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão e dois de prisão temporária. A operação contou com a participação de 21 policiais federais, da Guarda Municipal de Campinas e de sete servidores da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp).

As investigações tiveram início em fevereiro de 2018, com base em informação que noticiava irregularidades verificadas em uma agência da Previdência Social em Campinas.

Para realizar a fraude, os investigados usavam da condição privilegiada de servidor público dos quadros do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para agendar, reagendar, habilitar e conceder benefícios previdenciários em favor de terceiros, em especial Aposentadoria por Tempo de Contribuição e por Idade. Foram identificadas várias ações irregulares praticadas pelos investigados, principalmente simulação de presença do segurado nos atendimentos, inserção e/ou alteração de vínculos laborais e contribuições, cálculos indevidos e majoração de valores.

Os envolvidos responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, corrupção, entre outros.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.