Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal intensifica ações de cooperação policial internacional

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Polícia Federal intensifica ações de cooperação policial internacional

A Polícia Federal vem ampliando as atividades de cooperação policial internacional nas últimas semanas. Dois brasileiros, um paraguaio e um inglês com mandados de prisão em aberto e incluídos na lista de Difusão Vermelha da Interpol foram capturados.

Na segunda-feira (13), um brasileiro pertencente à facção criminosa atuante no tráfico internacional de drogas foi localizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e preso em Corumbá (MS). Com o apoio das forças policiais bolivianas, foi possível realizar a prisão do apontado como responsável pela logística do tráfico na fronteira entre Brasil e Bolívia.

No dia 09 de agosto, a Polícia Federal prendeu um paraguaio que tentava ingressar na Argentina por Foz do Iguaçu (PR). O cidadão estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de entorpecentes. Ele é suspeito da ocultação de grande quantidade de maconha em 25 toneladas de arroz na região de Ribeirão das Neves (MG). A prisão foi fruto da cooperação policial com as forças policiais argentinas, que detectaram a difusão vermelha e alertaram a PF.

A outra prisão ocorreu em 04 de agosto, quando um dos principais suspeitos pelo desaparecimento de brasileiros durante travessia ilegal das Bahamas para os Estados Unidos foi capturado no Panamá. O brasileiro é investigado na Operação Piratas do Caribe, que apura uma rede de facilitação de imigração ilegal.

Também foi preso no último dia 3 de agosto, na Itália, um inglês indicado como dono de mais de uma tonelada de cocaína apreendida em um veleiro em Cabo Verde, em agosto de 2017. A prisão foi pedida pela PF em investigação que concluiu ser ele um dos responsáveis pela logística de transporte da cocaína entre o Brasil e a Europa.

As ações contam com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), que funciona na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O Centro tem por finalidade fortalecer a integração entre os países no âmbito das investigações voltadas à repressão da criminalidade organizada transnacional e abriga, atualmente, policiais da Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai, sendo aguardada a chegada de policiais da Colômbia nas próximas semanas.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.