Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e Polícia Militar Ambiental combatem pesca predatória

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Polícia Federal e Polícia Militar Ambiental combatem pesca predatória

A Polícia Federal e a Polícia Militar Ambiental iniciaram, nesta terça-feira (11/9), a Operação Rio Grande, para desarticular grupos criminosos que praticavam a pesca predatória, nas cidades de Colômbia (SP) e Planura (MG).

Cerca de 200 policiais federais e militares cumprem 11 mandados de prisão temporária e 23 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal em Barretos (SP).

O inquérito policial teve início a partir do recebimento de informações de que grupos criminosos organizados financiariam pescadores. Eles forneciam combustível, embarcações, motores de popa, redes, tarrafas e petrechos de pescas proibidos, tudo para a realização da atividade predatória, no trecho compreendido entre a Ponte Gumercindo Penteado e a Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, dando causa a grande dano ambiental.

Durante as investigações, restou demonstrado que os envolvidos pescavam, preferencialmente, nas proximidades da barragem da usina hidrelétrica, local proibido para a prática da pesca e em que há grande concentração de peixes, principalmente na época da piracema.

Os investigados responderão, nas medidas de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, pesca ilegal e comércio ilegal de pescados. Os presos serão encaminhados ao CDP e ficarão à disposição da Justiça.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.