Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal instalará Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Polícia Federal instalará Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018

A Polícia Federal se preparou nos últimos meses, para as Eleições 2018 com a elaboração de planejamento operacional e capacitação de policiais federais para o exercício de suas funções constitucionais de Polícia Judiciária Eleitoral e de apoio à Justiça Eleitoral, em todo o território nacional.

Nos meses de março, abril, maio e junho, foram realizados cursos na plataforma ANP.net, a plataforma de ensino à distância da Academia Nacional de Polícia. Ao longo do primeiro semestre, as Superintendências Regionais elaboraram o planejamento tático e operacional.

As Superintendências dos Estados do Amazonas, Pernambuco e Roraima receberão reforços de policiais federais lotados em outras unidades. O efetivo policial será distribuído pelos coordenadores regionais das Eleições 2018 nos municípios que apresentam alta incidência de conflitos e crimes eleitorais que requererem a atuação policial federal.
Os trabalhos eleitorais da Polícia Federal serão integrados aos esforços da Justiça Eleitoral e aos demais integrantes do sistema de segurança pública, visando assegurar o equilíbrio nas eleições e a coibição de infrações penais eleitorais.

Para coordenar os trabalhos, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 – Polícia Federal (CICCE), em instalações da própria Polícia Federal, que funcionará nas datas de 1º/10 a 8/10 e 22/10 a 28/10/2018 e será composto por 14 instituições e órgãos parceiros, visando subsidiar a atuação da Polícia Federal, como polícia judiciária eleitoral, e a Justiça Eleitoral.

A instituição do CICCE objetiva, dentre outros aspectos, garantir a realização das eleições de forma pacífica e segura; zelar pela liberdade de escolha do eleitor; garantir a eficiência e a eficácia da atuação das instituições envolvidas por meio da integração;  garantir a execução do planejamento de segurança para as eleições gerais 2018; reduzir o tempo de resposta nos atendimentos às urgências e emergências; possibilitar o uso racional e comum dos recursos; obter as informações necessárias e permitir o acesso aos bancos de dados das instituições por meio de seus representantes com a utilização dos respectivos sistemas de TI.

O CICCE terá atuação semelhante à adotada durante os grandes eventos ocorridos no Brasil entre os anos de 2013 a 2016 e apoiará os Gabinetes de Gestão Integrada Regionais na solução de eventos críticos e exercerá o monitoramento situacional das atividades da Polícia Federal em todo o território nacional, possibilitando a consolidação de informações gerenciais e operacionais de interesse policial.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.