Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Município de Alcântara é condenado a criar aterro sanitário

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Município de Alcântara é condenado a criar aterro sanitário

 Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, contido em Ação Civil Pública, a Justiça determinou, em 21 de setembro, que o município de Alcântara faça a adequação do local conhecido como Lixão do Pavão às normas ambientais e ao Código de Postura do Município.

Em caso de impossibilidade de adequação, foi determinado que a administração municipal interdite o local, criando área de destinação e disposição ambientalmente adequadas e promova o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

Foi concedido prazo de 180 dias para a realização de estudos e processo licitatório, bem como mais 180 dias para a efetivação da decisão.

A Ação Civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Peterson Azevedo de Abreu. Proferiu a sentença o juiz Rodrigo Otávio Terças Santos.

Irregularidades

Na manifestação do MP-MA, foi informado que o município de Alcântara nunca construiu um aterro sanitário nem implementou mecanismos de destinação e disposição final ambientalmente adequada, o que vem causando dano ambiental pela contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos subterrâneos, decorrente de depósito de lixo a céu aberto.

Foi relatado, ainda, que os resíduos sólidos da cidade de Alcântara são depositados indiscriminadamente no lixão localizado no Povoado Pavão. A área é administrada pelo município e pessoas têm livro acesso.

A saúde da população também está sendo prejudicada porque o lixão se encontra localizado em área habitacional.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.