Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate comércio ilegal de ouro extraído de aldeias indígenas

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Polícia Federal combate comércio ilegal de ouro extraído de aldeias indígenas

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (25/10), a Operação Ouro de Sangue com objetivo de combater compras ilegais de ouro nas cidades de Redenção, Ourilândia e Tucumã (PA). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em pontos de venda ilegais.

A ação de hoje tem como escopo principal desarticular a cadeia de ilegalidades do ouro extraído de aldeias indígenas e que envolve garimpos ilegais, compradores de outros Estados/países, atacando por igual toda a corrente do metal precioso e seu comércio criminoso.

Esta etapa da investigação é mais uma de várias medidas adotadas pela Polícia Federal que, com o Ibama, vem intensificando a atuação dos órgãos públicos na região. Informações obtidas na etapa anterior, quando houve grande atuação no interior da Terra Indígena Kayapó, na denominada Operação Muiraquitã, levaram à identificação de locais de venda ilegal do minério e que atuavam irregularmente sem autorização do Banco Central.

Essas ações também visam reprimir esta atividade ilegal que já devastou o equivalente a mais de 4.682 campos de futebol de mata nativa, além de poluir importantes afluentes da bacia do Rio Xingú, com metais pesados e outras substâncias. De acordo com peritos federais, há pontos na Terra Indígena Kayapó com desmatamentos, em ambas as margens do rio, que chegam a medir 22km.

O nome da operação foi inspirado no filme “Diamantes de Sangue”, que mostra o sofrimento de populações de país africano por causa da extração ilegal de diamantes.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.